Governo instala Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável

INSTALAÇÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL 2
INSTALAÇÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL 3
INSTALAÇÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL 4

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), instalou, nessa segunda-feira (4), o Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável (Ceders-PB). A instalação, com a presença de entidades e representantes titulares e suplentes do Conselho, ocorreu em reunião na sede da Seafds, ocasião em que o secretário da Agricultura Familiar e presidente do Conselho, Luiz Couto, deu posse aos membros e discutiu com eles os objetivos e finalidades do colegiado para todo estado.

O Conselho está instituído na estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido e tem a finalidade de estabelecer normas e procedimentos, bem como prover os meios necessários ao planejamento, execução e acompanhamento das ações voltadas para o desenvolvimento rural sustentável do Estado.

O Conselho tem como presidente o secretário Luiz Albuquerque Couto; vice presidente, o secretário executivo da Seafds, Jonildo Cavalcante; e secretária do Conselho, Juliana Monteiro Dantas. O órgão conta com representantes de instituições públicas e privadas, da sociedade civil organizada, igrejas, sindicatos, associações e movimentos sociais.

Na ocasião, Luiz Couto falou sobre a importância da instalação do Conselho: “É um espaço que congrega toda população do estado, aqui todos estão representados. É o Conselho que vai votar as ações em benefício, principalmente, dos agricultores e agricultoras da Paraíba”.

Os representantes Maria Elza, da Marcha das Mulheres, e cacique Ednaldo, dos índios Tabajaras, agradeceram ao governo por meio do secretário Luiz Couto, pela reestruturação e instalação do Conselho. “É tão relevante esse Conselho que vou pedir a vocês, quando tiver uma reunião venham e participem. Só a gente saber que tem um espaço para nos ajudar a conseguir um benefício, apenas um, é muito gratificante. O meu povo indígena precisa da ajuda de vocês e é com participação nesse Conselho que acredito conseguir”, afirmou o cacique.

Elza, por sua vez, destacou a importância e disse ao secretário que o Conselho vai ter muito para contribuir. “Temos reivindicações para apresentar ao Conselho. Nós temos que discutir, por exemplo, sobre sementes. Considero uma das principais reivindicações para o movimento que represento. E estou pronta para contribuir e fortalecer esse espaço”, enfatizou.

O secretário Luiz Couto agradeceu aos conselheiros e se prontificou em convocar de forma ordinária reuniões a cada dois meses, como já é estabelecido, e sempre que for oportuno uma reunião extraordinária para discutir e votar as necessidades e demandas trazidas ao Conselho.

O presidente do Conselho comentou ainda que a instalação do Conselho é bastante significativa porque “reafirma um compromisso do Governo da Paraíba em ouvir a todos e o melhor espaço de diálogo é fortalecer o Conselho, isso depende de nós e de todos representantes com assento nesse Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável”.