Equipe da Secretaria de Agricultura Familiar da Paraíba integrou comitiva em visita à cooperativa modelo durante Feira em Havana

publicado: 23/11/2022 10h16, última modificação: 23/11/2022 10h16
Havana3.jpeg

Na bagagem de volta, promissoras parcerias e troca de experiências que contribuem com o fortalecimento e inovações para a agricultura da Paraíba. Afirma a equipe que esteve em Cuba.

Durante cinco dias, de 14 a 18 deste mês, a equipe, composta por integrantes da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido e do Projeto Cooperar, conheceram uma Unidade Básica de Produção Cooperativa (UBPC), cujo nome anterior era 1⁰ de Julho e fica localizada no Município de Cierro na Província de Havana. Um modelo de cooperativa que está no programa da Agricultura Urbana e suburbana em Cuba.

Na cooperativa, segundo o secretário e equipe, foi possível ver a produção agroecológica dos Organopônicos que são um sistema de hortas orgânicas urbanas em que são produzidas parcelas intensivas de verduras e legumes, e sua proposta é de contribuição para produção local.

O secretário de Agricultura Familiar, Bivar Duda, o Coordenador do Cooperar, Omar Gama e o Gerente Erasmo Lucena da Seafds, participaram da visita técnica ao lado de todos os integrantes da comitiva do Consórcio Nordeste que estavam em Cuba, para 38ª Feira Internacional de Havana 2022.

"A nossa visita à cooperativa mostrou que o uso das simples tecnologias fomenta o empreendedorismo inovador e contribui para o desenvolvimento regional e local por meio da conexão entre pessoas, conhecimentos e negócios", Disse Omar Gama.

Para o secretário Bivar, a proposta de ir até o campo, visitar e conhecer na prática o trablho de uma cooperativa modelo junto com o grupo de trabalho que esteve em Cuba, mostra que são pessoas integradas em busca da Inovação e compromisso para ampliar os negócios que envolve a agricultura familiar, iniciativa da qual a nossa secretaria está desempenhando junto aos agricultores e agricultoras familiares do nosso estado, via arranjos produtivos locais", afirmou.

“O objetivo desta, posso dizer, missão técnica foi de conhecer mais detalhes no setor de inovação e comercialização dos produtos da agricultura familiar entre países que tem interesse em comercializar nossa produção. Esses contatos são importantes, pois estamos empenhados em buscar soluções para facilitar a vida dos nossos agricultores. Desta forma, buscamos promover o que a agricultura tem e faz de melhor que é alimentar mais de setenta por cento da nossa população”, explica o secretário Bivar Duda.

Ele reforça outro foco das visitas. “Buscamos também firmar tratativas de cooperação entre os países presentes na Feira a fim de que possamos, em breve, mostrarmos na prática tudo o que firmamos aqui neste importante espaço de troca de conhecimentos", finalizou Bivar.

Na Delegação que recebeu o Consórcio Nordeste estavam Dra Gisela Fernández Céspedes, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, do Ministério de Agricultura, estavam  Juan José León e Antonio Buides, o presidente da Cooperativa vários outros técnicos e autoridades envolvidas com a agricultura familiar que estiveram participando da 38ª Feira Internacional de Havana 2022.