1ª Feira Nordestina da Agricultura Familar com a participação da Paraíba é encerrada com sucesso

publicado: 20/06/2022 14h42, última modificação: 20/06/2022 14h42
Feira11.jpeg
Feira2.jpeg
Feira9.jpeg
Feira7.jpeg
Feira8.jpeg
Feira6.jpeg
Feira10.jpeg
Feira1.jpeg

A Primeira Feira Nordestina da Agricultura Familiar, que teve início na quarta-feira, 15, até hoje, domingo (19), no Estado do Rio Grande do Norte, apresentou mais de 150 cooperativas e associações, além de 500 expositores, que durante uma semana mostraram e comercializaram os produtos da agricultura familiar e da Economia Solidária, para cerca de 20 mil pessoas que visitaram o Centro de Convenções de Natal, onde aconteceu a Fenafes.

A Paraíba participou da Feira, com mais de cem pessoas, incluindo 70 expositores e comercializou mais de 20 mil reais nos produtos da agricultura familiar e artesanato da Economia Solidária. A equipe técnica da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) esteve presente durante a semana de realização da Feira.

Denominda a Festa da Colheita, a 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar discutiu temas relevantes nos painéis, palestras, oficinas, debates, reuniões e fóruns sobre a importância e o fortalecimento de políticas para a agricultura familiar no Nordeste e no Brasil. Alimentação saudável, produzida no campo, com apoio e assistência técnica, onde o objetivo foi abordar e reconhecer o trabalho e o valor da comida de verdade, a convivência de forma integrada entre a forma de produzir e o cuidado com a terra. Produção de alimentos saudáveis, sistemas integrados, novas tecnologias, equipamentos inovadores, cultura e tradição das sementes crioulas, alimentação indígena, quilombolas e comunidades tradicionais, tudo foi abordado de forma que possa integrar e auxiliar o trabalho das famílias agricultoras no meio rural.

O Secretário da Agricultura Familiar da Paraíba, Bivar Duda, classifica a Feira Nordestina como um sucesso. "Quando pensamos na realização da 1ª Feira Nordestina, nas reuniões da Câmara Temática da Agricultura Familiar no Consórcio Nordeste, sabíamos dos desafios mas que com trabalho, empenho e dedicação a meta seria alcançada. Para nós, da Paraíba, sairemos felizes com a nossa participação, agradeço ao governador João Azevêdo, que trata a agricultura familiar com entusiasmo e execução de bons projetos, destaco o Cooperar e o Procase. Os coordenadores Aristeu Chaves e Omar Gama, respectivamente, não mediram esforços para estarmos efetivamente, todos os dias no local da feira. Agradeço a Governadora Fátima Bezerra, que visitou o nosso estande, ficou feliz com a nossa participação e com o que apresentamos. O mesmo agradecimento extensivo ao colega secretário de Agricultura, do Rio Grande do Norte, Alexandre Lima, e aos demais secretários pelo empenho e sucesso da nossa 1ª, de muitas que iremos realizar. A agriculturafamiliar merece o reconhecimento de cada um de nós", Ressaltou.

A Secretaria de Agricultura Familiar da Paraíba apresentou por meio do assessor especial, Geovanni Medeiros, palestra sobre benefícios originados pelos equipamentos de mecanizacao chinesa. No estande da Paraíba, estava exposto o sistema de irrigação por meio de cordas, projeto desenvolvido pelo Engenheiro Florestal, Júnior Araújo.
O Secretário Titular, Bivar Duda e a Secretária Executiva, Juliana Dantas, coordenaram mesas e debates

A equipe da Economia Solidária estava com a renda renascença e diversos produtos como, doces, artesanato indígena, artesanato quilombolas, louças e plantas.

O evento reuniu milhares de agricultores e agricultoras, autoridades e público em geral de toda a região e teve como destaques: alimentação saudável, "comida de verdade" e o Protagonismo das mulheres rurais do Nordeste.