Notícias

Setembro Amarelo: Seap Paraíba elabora cartilha de prevenção ao suicídio

publicado: 30/09/2024 11h24, última modificação: 01/10/2024 18h12
Feed.jpg

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) lançou, na quarta-feira (25), no evento alusivo ao Setembro Amarelo, no auditório do IPC em Campina Grande, a primeira Cartilha de Prevenção ao Suicídio para policiais penais e servidores do Sistema Penitenciário.

A cartilha é um instrumento de prevenção ao suicídio, pois traz informações de extrema importância para os policiais penais e servidores do Sistema Penitenciário da Paraíba, sendo também a primeira publicação dessa natureza realizada pelos órgãos de segurança pública do Estado da Paraíba.

O secretário João Alves destaca que "a cartilha é necessária, oportuna e seu conteúdo de fato contribui para que as pessoas que trabalham nas unidades prisionais, na sede da secretaria e demais setores, obtenham mais informações sobre a prevenção de situações que interfiram na saúde mental. Sugiro que cada diretor, cada diretora de nossas penitenciárias e cadeias sejam agentes multiplicadores, recomendando aos servidores a leitura da cartilha e, com isto, mantenham o diálogo com todos, buscando sempre ouvir os colegas".

A Cartilha é uma ação da Seap Paraíba por meio da Coordenação de Atenção Biopsicossocial da SEAP, recém-criada, e em parceria com a Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN). Teve como responsável por sua elaboração a policial penal, psicóloga e Mestre em Psicologia da Saúde, Silnara Galdino. O projeto gráfico foi realizado pela também policial penal Mônica Vasconcelos.

"Essa cartilha é fruto de um trabalho minucioso de pesquisa, onde busquei os tópicos mais relevantes sobre o tema, a partir de diversas publicações e documentos oficiais de referência em saúde mental e prevenção ao suicídio. Também tive o cuidado de trazer uma abordagem, o mais próximo possível, da realidade de quem labora no Sistema Penitenciário, tudo isso em uma linguagem acessível a todas e todos. É uma cartilha para nós, trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Penitenciário da Paraíba, mas pode ser aplicada a qualquer Estado e a outras forças policiais", apontou Silnara Galdino.

A Cartilha está disponível através do link no Instagram da EGEPEN e pode ser baixada de forma gratuita.

https://drive.google.com/file/d/1IHyV9gb0qH3PonjibNoVvs_vzDHCMLEH/view

_______

Ascom-Seap/PB