Notícias

Servidores da Seap participarão de Capacitação online sobre Ação Nacional de Identificação Civil e Emissão de Documentos para reeducandos

publicado: 17/11/2023 08h25, última modificação: 17/11/2023 08h25

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) é uma das secretarias pioneiras no País no trabalho direcionado à identificação civil e emissão de documentos para pessoas em privadas de liberdade.

O secretário João Alves recomenda e destaca a participação dos policiais penais e demais servidores no 2º Ciclo de Capacitação online referente à Ação Nacional de Identificação Civil e Emissão de Documentos para as Pessoas Privadas de Liberdade, que acontecerá dias 28 e 30 de novembro.

Os servidores podem realizar a inscrição no evento até dia 27/11/2023, por meio dos links disponibilizados na página de eventos do CNJ 2.º Ciclo de capacitação online da Ação Nacional de Identificação Civil e Emissão de Documentos para as Pessoas Privadas de Liberdade.

Link para inscrição:

 https://www.cnj.jus.br/agendas/2o-ciclo-de-capacitacao-online-da-acao-nacional-de-identificacao-civil-e-emissao-de-documentos-para-as-pessoas-privadas-de-liberdade/

 De acordo com o Juiz Auxiliar da Presidência do CNJ e Coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas – DMF, Luís Geraldo Sant’na Lanfredi, a capacitação online é uma ação promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Fundamentada na Resolução CNJ nº 306/2019, a Ação Nacional estabelece em todo o território nacional fluxos contínuos de identificação civil e de emissão de documentos para as pessoas privadas de liberdade, por meio da verificação, consulta e coleta biométricas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional.

Os objetivos a serem alcançados são a precisa identificação civil, a emissão confiável de documentos civis, a individualização da pena e o aperfeiçoamento da gestão prisional.

O projeto foi implementado em todas as unidades federativas entre 2021 a 2023, tendo envolvido mais de 150 parceiros locais e nacionais, que, juntos, fizeram parte da nacionalização da Ação de Identificação Civil e Emissão de Documentos para as Pessoas Privadas de Liberdade.

Para consolidação das iniciativas e visando a sustentabilidade do projeto, o CNJ oferta, continuamente, a qualificação para servidores do Executivo e do Judiciário e para os profissionais das demais entidades parceiras que operam os sistemas e os fluxos de identificação e documentação civil para a população privada de liberdade. No 1º ciclo foram capacitadas mais de 2.000 pessoas.

Além de um webinário de abertura, o curso contará com módulos específicos sobre os procedimentos de identificação civil, de instalação e operacionalização dos equipamentos de coleta biométrica, de suporte e atendimento, de gerenciamento do Módulo de Documentação Civil no SEEU, além de procedimentos específicos para emissão e regularização de diversos documentos.