Notícias

Secretário João Alves prestigia a abertura do Primeiro Workshop sobre Classificação de Pessoas Privadas de Liberdade realizado pela SENAPPEN em Brasília

publicado: 09/05/2024 11h05, última modificação: 09/05/2024 14h58
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Workshop Sobre Classificação de Pessoas Privadas de Liberdade.jpg
Workshop Sobre Classificação de Pessoas Privadas de Liberdade3.jpg
Workshop Sobre Classificação de Pessoas Privadas de Liberdade1.jpg
Workshop Sobre Classificação de Pessoas Privadas de Liberdade2.jpg

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da Coordenação de Assistência Religiosa, Jurídica e Social (COARJUS) da Diretoria de Políticas Penitenciárias (DIRPP) e da atuação do Grupo de Trabalho sobre Comissão Técnica de Classificação abriu na manhã desta quinta-feira (9), o Primeiro Workshop Sobre Classificação de Pessoas Privadas de Liberdade. O evento acontece dias 9 e 10 de maio, na sede da SENAPPEN, em Brasília (DF).

O Workshop reúne representantes de todas as unidades federativas que participam de forma presencial no auditório da SENAPPEN. O Workshop também é transmitido no Canal da SENAPPEN pelo Youtube.

O secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves Albuquerque, prestigiou a abertura do Workshop. O policial penal e coordenador da Central Integrada de Alternativas Penais CIAPs, da Paraíba, e da Comissão Técnica de Classificação (CTC), Josinaldo Lucas Oliveira, participa do evento.

A programação do Primeiro Workshop Sobre Classificação de Pessoas Privadas de Liberdade nesta quinta-feira (9) é a seguinte:

Apresentação do Grupo de Trabalho sobre Classificação de Pessoas Privadas de Liberdade da SENAPPEN; apresentação sobre o UNODC e o projeto PRIS-COOP; a perspectiva do UNODC sobre a classificação de pessoas privadas de liberdade: Por que classificar importa?; painel de experiências nacionais de classificação ES, MA, e RO); o projeto piloto de classificação do estado do Rio Grande do Norte.

O workshop é realizado em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária do Brasil (CONSEJ) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O evento reunirá experiências do Rio Grande do Norte, Maranhão, Espírito Santo e Rondônia, além de experiências internacionais. A programação conta também com Painéis e Oficinas sobre Classificação de Pessoas Privadas de Liberdade.

A Coordenadora de Assistência Religiosa, Jurídica e Social da SENAPPEN, Ana Lívia Fontes, explica que o objetivo é ampliar a participação e engajar as unidades federativas nesta temática. “Esse alinhamento com os estados é importantíssimo para que haja essa troca de experiências e para que possam conhecer as ferramentas de classificação, bem como das Comissões Técnicas de Classificação”, ressaltou Ana Lívia.

6º Simpósio Internacional de SegurançaO gestor da Seap-PB, João Alves, também participa em Brasília do 6º Simpósio Internacional de Segurança "Inteligência, Inovação e Tecnologia no Combate à Criminalidade", Edição Athos Bulcão, na condição de Conselheiro do (CONSEJ). No simpósio será realizada a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Admiração Penitenciária (CONSEJ) 2024.  O evento, aberto na quarta-feira (8), ocorre até esta quinta-feira (9), e conta também com a participação de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba, Delegacia Geral da Polícia Civil da Paraíba e Promotores de vários Estados.

_______

Divisão de Comunicação da SENAPPEN – DCOM