Notícias

Secretário João Alves de Albuquerque comemora avanços das ações de ressocialização com educação e cursos profissionalizantes em 2022

publicado: 12/01/2023 15h18, última modificação: 12/01/2023 15h18

O ano de 2022 gerou significativos avanços na área de ressocialização no sistema prisional paraibano. O secretário da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque, comemora os números positivos: 3.282 reeducandos beneficiados, sendo 2.467 na educação e 815 com cursos profissionalizantes.

“Na área profissional tivemos a oferta de cursos de empreendedorismo, noções básicas de empregabilidade, corte e costura, barbeiro profissional, frentista, atendente de farmácia, noções básicas de mecânica e eletricidade de automóveis, dentre outros ramos de atividades. Na educação avançamos na alfabetização, educação regular e educação de nível superior. Seguimos as metas estabelecidas pelo governador João Azevêdo de cada vez mais cuidar da reinserção social de pessoas em privação de liberdade’, pontuou o gestor.

Com os parceiros Instituto Mundo Melhor, Instituto Gercino Nogueira, SENAC, SEBRAE, Instituto Professor Barros, SEST/SENAT, ESPEP, a Seap realizou cursos profissionalizantes em 27 unidades prisionais para 815 reeducandos.

No enfrentamento ao analfabetismo 420 reeducandos de 24 unidades foram assistidos pelo Instituto Brasileiro de Educação Meio Ambiente-IBRAEMA. Na educação regular 2.013 pessoas privadas de liberdade foram matriculadas na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, ciclos de I a VI, em 45 cadeias e penitenciárias. No campo da educação de nível superior 34 reeducandos matriculados em universidades públicas e privadas, oriundos de 14 unidades prisionais. Eles têm acesso a 18 cursos superiores, incluindo Medicina, Engenharia Civil, Empreendedorismo Digital, Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os reeducandos estão matriculados em cursos EAD com acesso as aulas através de notebooks e tablets disponibilizados pela SEAP, com supervisão de servidores da unidade prisional.