Notícias

Secretário João Alves convida os servidores da Seap para o seminário que discute teoria e prática do policiamento penal

publicado: 23/03/2024 16h26, última modificação: 23/03/2024 20h54
1 | 8
2 | 8
3 | 8
4 | 8
5 | 8
6 | 8
7 | 8
8 | 8
Seminário.jpeg
II Seminário do Sistema Prisional da Paraíba5.jpg
Amanda Teixeira.jpg
II Seminário do Sistema Prisional da Paraíba4.jpg
II Seminário do Sistema Prisional da Paraíba.jpg
Ivana Ribeiro.jpeg
André Cirilo.jpeg
Mazukyevicz Ramon.jpeg

O secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves de Albuquerque, convida os policiais penais e demais funcionários para participarem de importante seminário. Formação policial e identidade profissional; procedimentos policiais e gestão de unidades; garantia de direitos e ética profissional; gênero e sistema penitenciário. Essas são as temáticas dos cinco painéis do II Seminário do Sistema Prisional da Paraíba – Teoria e Prática do Policiamento Penal, que o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, realiza no próximo dia 27, das 8h às 14h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, rua Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 - Jaguaribe, João Pessoa, CEP 58015-190.

O evento vai expor e debater temas relevantes que proporcionam mais conhecimentos teóricos e práticos aos policiais penais, dentro da formação continuada estabelecida pela Seap.

O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, destaca a importância dos temas. “Pelo conteúdo dos painéis e expertise dos expositores, o seminário é, de fato, uma oportunidade relevante do ponto de vista da formação, da qualificação profissional de nossos policiais penais, portanto, quem puder deve comparecer e interagir com os painelistas”, pontuou o gestor da Seap.

Na abertura dos trabalhos, o secretário João Alves fará o lançamento do livro “Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba”, coletânea escrita por 34 autoras, sendo 16 mulheres policiais penais. A obra, com 312 páginas, tem como organizadores os policiais penais Josélio Carneiro e Mazukevicz Ramon Silva, e a assistente social Cizia Romeu.

O seminário constará de cinco painéis, sendo o painel I sobre Formação policial – a política estadual de educação em serviços penais: avanços e perspectivas, que terá como expositor Mazukevicz Ramon Silva, diretor da Escola de Gestão Penitenciária; seguido do tema: Identidade Profissional, por Ivana Leite Ribeiro, policial penal e assessora da Chefia de Gabinete.

No painel II, serão abordados os Procedimentos Policiais – o uso consciente de algemas: uma abordagem segura na prática da algemação de pessoas, por André Cirilo, coordenador da Força Tática Penitenciária. Em seguida, o tema Gestão de Unidades – o papel do gestor nas unidades prisionais será apresentado por Anairis Almeida Simplício, diretora da Penitenciária Feminina de Campina Grande.

O Painel III destacará os temas Garantias de Direitos – ciclo da legislação na atividade do policial penal, por Guido Maria Ferreira, corregedor-geral da Seap; e A importância do policial penal para as políticas de ressocialização, por João Sitônio Rosas Neto, gerente executivo de Ressocialização.

O Painel IV vai debater os temas Gênero e Sistema Penitenciário – Os desafios das mulheres no Sistema Prisional Paraibano, tendo como expositora Cinthya Almeida, diretora da Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão; e Representatividade feminina e experiências de gestão no Sistema Penitenciário Federal, que será abordado por Amanda Teixeira, policial penal federal diretora da Penitenciária Federal de Brasília.

Por fim, o V painel - A importância do Setor de Movimentação Prisional para o Sistema Penitenciário com a ministrante Maraise de Fátima Ramalho, coordenadora desse setor; e Doutrina de Intervenção em Unidades Prisionais e a Experiência do Gpoe-PB, por Manoel Eudes Osário de Araújo (ambos policiais penais).

No intervalo, após o segundo painel, ocorrem apresentações culturais com policiais penais. A policial penal Anna Amélia fará a leitura da crônica: É Cor de Rosa, Choque. Também haverá música com policiais penais instrumentistas.

_______

Ascom/Seap-PB
Por Josélio Carneiro