Secretaria de Administração Penitenciária e policiais penais recebem Voto de Aplauso

publicado: 10/11/2023 06h49, última modificação: 10/11/2023 06h49
472f96e43a0de28c922401ec80838fbe-scaled.jpg

Secretaria é a mais antiga da estrutura estadual e completará 95 anos no próximo dia 14.

Em pronunciamento na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quinta-feira (9), o vereador Zezinho Botafogo (PSB) parabenizou o trabalho exercido pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) e de policiais penais. Ele destacou a importância do reconhecimento à categoria através da apresentação de requerimento com Votos de Aplausos e contou que, sendo a mais antiga da estrutura estadual, a Secretaria comemorará 95 anos no próximo dia 14.

“A segurança pública é uma das maiores preocupações de nossa população. A proteção e o bem-estar de nossos cidadãos são responsabilidades fundamentais e é graças ao incansável esforço da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e dos policias penais que temos, na medida do possível, conseguido manter a ordem e a tranquilidade em nosso município”, afirmou o parlamentar.

O vereador ponderou que, embora o órgão tenha enfrentado diversos desafios ao longo de todos esses anos, foram alcançados bons resultados: “Tanto que recentemente a Polícia Penal da Paraíba e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária receberam, em Brasília, uma comenda do ministro da justiça, reconhecendo a excelência dos trabalhos realizados, conquistando a Paraíba a terceira posição num ranking nacional de qualidade de servidores penais dos estados”.

Como ações do setor no período de 2022 a 2023, Zezinho citou: “A ampliação do número de pessoas privadas de liberdade envolvidas com atividades de educação e trabalho, a ausência de notícias relacionadas a fugas e rebeliões, o aumento no número de cursos de capacitação para policiais penais em todo o estado, a participação da polícia penal em operações de rua e nas ações de inteligência, a integração das políticas desenvolvidas no sistema penitenciário paraibano com outros órgãos e instituições, a exemplo do projeto Esperança no Espaço que destina telescópios fabricados por pessoas privadas de liberdade a estudantes das redes públicas, dentre tantas outras”.

Para o parlamentar, esse trabalho tem impactado diretamente nos índices de qualidade de segurança da Paraíba e para a promoção da sensação de segurança e tranquilidade em diversas cidades, especialmente em João Pessoa.

Os Votos de Aplausos se dirigem à Seap e aos policiais penais da Paraíba, destacando os servidores: João Alves de Albuquerque, secretário da Seap; João Sitônio Rosas Neto, gerente executivo de Ressocialização da Seap; Mazukyevicz Ramon Santos do Nascimento Silva, diretor da Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba; José Ferreira Nunes Neto, policial penal; Reginaldo da Silva Araújo, policial penal e coordenador de Trabalho e Renda da Seap; Maria Samaia Ferreira Belo, pedagoga e coordenadora de Educação, Cultura e Esporte da Seap; Leilane Soares de Lima, coordenadora de Políticas para Mulheres e Promoção de Diversidades, Priscila Lima Almeida Sousa Quaresma, coordenadora de Saúde da Seap; e Janaína da Silva França, coordenadora de Assistência Social e Políticas Sociais para as famílias.

“O voto de aplauso é uma forma de mostrar nosso apreço por esses profissionais. Que essa homenagem sirva como um incentivo adicional para que continuem. Que este gesto fortaleça ainda mais o compromisso deles com o nosso bem-estar e segurança”, finalizou.

Por Rebeca Neto. Foto: Olenildo Nascimento/CMJP