Secretaria da Administração Penitenciária e parceiros vão implantar cultivo de horta hidropônica no presídio de Sapé

publicado: 11/08/2023 08h38, última modificação: 11/08/2023 08h38
WhatsApp Image 2023-08-11 at 08.36.05.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-11 at 08.37.11.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-11 at 08.36.41.jpeg

O Secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves de Albuquerque, participou na tarde desta quinta-feira (10), de uma reunião com o Juiz da Vara de Execuções Penais de Sapé, Anderley Marques. Na pauta, o desenvolvimento do Programa Hortas para Liberdade no Presídio Regional de Sapé através do cultivo de hortas hidropônicas.

A Reunião consistiu em uma apresentação do programa ao Judiciário local no sentido de viabilizar a instalação de um sistema de cultivo com capacidade para 1.800 plantas por ciclo com essa tecnologia na unidade penitenciária. Este tipo de técnica viabiliza a alta produtividade em pequenos espaços, sendo um modelo voltado para se trabalhar a produção de hortaliças em unidades de menor porte ou com pouca disponibilidade de espaços, visto que a produção ocupará uma área de cerca de 23 metros quadrados no interior da unidade.

Também participaram da reunião o gerente de Ressocialização da SEAP, João Rosas; o coordenador do Programa Hortas para a Liberdade, Lucas Bras; o diretor do presídio regional de Sapé, Johny Brilhante; o policial penal Gilderlan, os membros da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária, Dartangnan, Marta e José Gilson; e os Extensionistas do curso de agroecologia da UFPB, Ricardo Monteiro e Wilson Gondim.