Seap revisa Planejamento Estratégico e destaca avanços

publicado: 05/05/2021 11h27, última modificação: 05/05/2021 11h27

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) realizou nos dias 26 de abril e 3 de maio reuniões de revisão do seu Planejamento Estratégico em fase de conclusão. As reuniões de trabalho acontecem toda segunda-feira desde o segundo semestre de 2018. Em pauta, estratégias para se atingir metas que objetivam elevar a Seap ao status de Secretaria referência no Sistema Prisional Brasileiro. As duas reuniões específicas para a revisão tiveram a participação de cerca de 60 pessoas, cada.

Nas reuniões de revisão do Planejamento Estratégico o secretário Sérgio Fonseca de Souza e o secretário executivo João Paulo Ferreira Barros avaliaram que etapas têm sido cumpridas, com resultados promissores. Os gestores agradecem a todos da Seap pelo empenho na missão coletiva de promover o crescimento da Secretaria.

O secretário Sérgio Fonseca relatou que após relatar ações da Seap em audiência pública com a participação de parlamentares da Assembleia Legislativa e representante de outras instituições, o Poder Legislativo informou que  debaterá mais questões voltadas ao Sistema Penitenciário.  Está em elaboração, por exemplo, o Plano Estadual de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional.  O secretário citou ainda a evolução das equipes de Saúde que saltaram de 11 para 23 equipes, envolvendo parcerias com prefeituras. Em seguida, enalteceu a participação dos diretores/diretoras e gerentes da SEAP, condição essencial para aplicar o Ciclo PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Agir), e coletar sugestões para aprimorar o crescimento da SEAP.

O consultor Manoel Ferreira destacou que a estratégia e o caminho é concentrar energias para migrar da situação atual para a situação desejada. Uma das missões é fortalecer a cultura da paz e isto tem ocorrido.  Lembrou ainda que o capital humano é fundamental e é o centro de tudo. O consultor concluiu afirmando que o aprendizado é contínuo, resultando em boas práticas.

Dentre os temas abordados com os gestores das unidades prisionais e convidados, foram vistos os objetivos estratégicos: elevar o nível de reintegração dos egressos, melhorar o nível educacional dos apenados, elevar o nível de atendimento à saúde dos reeducandos, melhorar a assistência social das pessoas prvidadas de liberdade.

A visão da Seap é ser referência nacional na garantia da execução penal e na reintegração social das pessoas privadas de liberdade até o ano de 2030.     Destacados também os valores da Seap: valorização do ser humano, ética, transparênica, profissionalismo, legalidade, interlocução com a sociedade e espírito de equipe.

O juiz titular da Vara de Execução Penal (VEP) da Comarca de João Pessoa, Carlos Neves da Franca Neto, acompanhou atentamente os debates nas reuniões de revisão do Planejamento Estratégico. O magistrado avalia que  “de fato, temos muito a avançar, na certeza, todavia, de que estamos no caminho certo. Mais uma vez parabenizo a SEAP e a todos pela iniciativa. No que diz respeito ao Poder Judiciário, fiz as anotações das colocações aqui postas, e acredito que, quanto mais fortalecermos 'canais de comunicação' eficientes com todos os Órgãos e Instituições, poderemos avançar ainda mais na solução dos problemas comuns”.

O juiz Carlos Neves acrescentou que “em nome do Tribunal de Justiça,  o qual represento nesta oportunidade, nos colocamos mais uma vez à disposição para contribuir, e agradecemos o convite para participar de tão importante evento; particularmente, dou o meu testemunho do salto de qualidade do Sistema Penitenciário da Paraíba vem alcançando nos últimos anos em razão do esforço de todos vocês, certamente, também, em face deste Planejamento Estratégico. Obrigado a todos”.

Ainda como convidados da Seap participaram das reuniões     Bruno Machado – Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)/PB;  Eridan Rodrigues de Lucena – Representante do Gabinete do Governador/PB; e Oficial EB Rildo Ferreira – Representante do 1º Grupamento de Engenharia e Construção/JP/PB.

#planejamento estratégico

#revisão