Seap recebe Moção de Aplausos da Câmara dos Vereadores de João Pessoa por missão internacional no Peru em 2023

publicado: 05/03/2024 18h11, última modificação: 05/03/2024 18h11
moção de aplausos missão no Peru7.jpg

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB), por meio de policiais penais que ministraram curso em missão internacional no Peru, em .. de 2023, recebeu nesta terça-feira (5) Moção de Aplausos da Câmara Municipal de João Pessoa, uma propositura do vereador Paulo Tarcísio Pessoa Jardim.

Os policiais penais agracidados com a Moção de Aplausos são: Lucas Barbosa Farias Leal, coordenador-geral da missão brasileira; Juliherbert Silva Leite; Ivana Leite Ribeiro; Felipe Alan da Silva Souza; Williamylton José Nunes Maia Santos; Anderson Landim e Cicero Santos.

Na sessão na Câmara Municipal de João Pessoa o secretário João Alves foi representado pelo gerente executivo do Sistema Penitenciário, Ronaldo Porfírio que declarou: "Foi destacado também o trabalho da Seap, gestão de Doutor João Alves pelo empenho no desenvolvimento de aperfeiçoamento dos policiais penais do Peru nesse intercâmbio internacional. Na missão internacional coube ao gerente do sistema prisional a articulação, a logística da ida do pessoal para esse curso no Peru. Nós, através de nossos policiais penais não fomos participar do curso, mas ministrar a capacitação, através de nossos instrutores".

A convite do Governo do Peru, foi firmada uma parceria em 2023 que resultou no primeiro curso internacional entre a Seap-PB e o Instituto Nacional Penitenciário (INPE), do Peru, na cidade de Huancayo. O curso foi realizado no período de 6 a 18 de novembro com carga horária total de 100 horas/aula. A equipe brasileira, coordenada pela equipe paraibana, foi composta por 26 instrutores policiais penais, sendo sete da Paraíba e os demais do Distrito Federal, Roraima, Ceará, Acre, São Paulo Rio Grande do Sul e Pará. Todos os instrutores são capacitados nas áreas de Escolta e Intervenção prisional. A coordenação geral da missão de policiais penais brasileiros foi da Seap, por meio do policial penal Lucas Leal.

O objetivo principal desse intercâmbio profissional internacional é buscar integrar procedimentos de rotina nas atuações dentro e fora do sistema prisional paraibano e peruano. Na capacitação serão aplicadas as disciplinas: Imobilizações, Tonfa, Armamento e Tiro, Contramedidas, APH, Escolta Prisional e Intervenção Tática.

Ascom/Seap-PB Fotos: Câmara Municipal de João Pessoa