Seap realiza terceira etapa da capacitação de policiais penais para uso dos kits biométricos no Sertão

publicado: 01/07/2022 10h29, última modificação: 01/07/2022 10h29
WhatsApp Image 2022-07-01 at 08.47.44 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-07-01 at 08.47.44 (2).jpeg
WhatsApp Image 2022-07-01 at 08.47.44.jpeg

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária-Seap-PB, realizará neste 4 de julho, no auditório do Centro Cultural da Prefeitura Municipal de Sousa, a terceira e última etapa do Curso de Capacitação de policiais penais para o uso de kits biométricos e sobre o Fluxo de Emissão de Documentos. Depois de serem realizados no litoral e em Campina Grande com as regiões do Cariri, Agreste e Brejo agora é a vez do Sertão Paraibano com cerca de 20 unidades participando.

As capacitações estão sendo ministradas pela assistente social da Seap-PB, Cizia Romeu, responsável pelo Núcleo de Identificação e Documentação Básica da Seap e pela equipe da informática da Seap. Ela explicou que antes de aplicar esse curso foi treinada pela Esma - Escola Superior da Magistratura, com a equipes do TSE e CNJ.Cizia Romeu afirmou ainda que “A Paraíba é o único estado da Federação que possui Núcleo de Identificação e Documentação Básica para biometria.”
O gerente executivo do Sistema Prisional da Paraíba, Ronaldo Porfírio, falou da importância do mauseio dos kits biométricos e de quanto essa capacitação está sendo frutuosa para o andamento das devidas identificações dos apenados no sistema prisional do estado. Ele disse ainda que só a partir da conclusão da capacitação vai iniciar o processo de identificação civil de todos os reclusos do sistema prisional paraibano.
O projeto é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado, através da Seap, do Tribunal de Justiça da Paraíba, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério da Justiça através do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).