Notícias

Seap realiza reunião com reitoria da UFPB para beneficiar reeducandos

publicado: 20/07/2021 12h50, última modificação: 20/07/2021 13h15
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
WhatsApp Image 2021-07-20 at 12.44.55.jpeg
IMG_9188.JPG
IMG_9175.JPG
IMG_9156.JPG
IMG_9150.JPG
IMG_9136.JPG

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap) através do Secretário Executivo, João Paulo Barros, e o gerente de ressocialização, João Rosas, realizou na tarde desta segunda-feira (19) uma reunião com o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professor Dr. Valdiney Gouveia, para firmar parceria que beneficiará a comunidade acadêmica e os reeducandos(as) do Sistema Penitenciário.

Essa parceria facilita o acesso e desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão em diversas áreas do conhecimento, como os cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social, no âmbito do sistema prisional paraibano. Professores, alunos e pesquisadores poderão desenvolver projetos dentro do sistema prisional.

O secretário João Paulo Barros destaca a importância dessa colaboração, “Como a UFPB é uma instituição de referência no ensino, pesquisa e extensão, tenho certeza de que a população paraibana ganhará como um todo, com projetos cada vez mais qualificados, elaborados por professores e alunos da UFPB.” Ele defende o esforço e participação de todos no processo de reintegração social.

Dentre os assuntos discutidos na reunião está a oferta da mão de obra de reeducandos(as) para trabalhar das dependências da Universidade, no setor de serviços gerais, com a limpeza e manutenção. Raquel Lauritzen, psicóloga da Gerência de Ressocialização (GER) e responsável pelo gerenciamento de vagas da ressocialização também estava presente na reunião.

Outro item da pauta foi a cessão de equipamentos (maquinas de costura) para futuro ateliê da Penitenciária Feminina de Patos. Na ocasião, o Reitor recebeu exemplares de projetos de reinserção social, tais como: Castelo de Bonecas (Penitenciária Júlia Maranhão), Pimenta Vila Branca (Cadeia Pública de Solânea) e Artesanato em fibra (Cadeia Pública de Alagoinha).

O governo da Paraíba, através da Seap, avança no processo de reintegração social, ampliando as oportunidades, fortalecendo o processo de ressocialização e reduzindo, assim, o número de reincidência criminal.

Fotos: Giovanna Alves

#somostodosparaiba #ressocialização #seap