Notícias
Seap promove observação astronômica com telescópios de Esperança
Na noite desta segunda-feira (30), telescópios produzidos pelos reeducandos da Cadeia de Esperança, estiveram disponíveis para o público contemplar o universo a partir da calçada da praia de Cabo Branco, em João Pessoa. O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, esteve presente prestigiando o acontecimento.
A produção dos telescópios faz parte do projeto de ressocialização "Esperança no Espaço" idealizado e conduzido pelo diretor da Cadeia de Esperança, o policial penal Lindemberg Lima. O equipamento mede 203 mm de diâmetro com distância focal de 1.600 mm. São telescópios de alta qualidade equiparado a diversos modelos do mercado.
O policial penal Lindemberg cedeu entrevista a equipes de televisão locais. Ele destacou a importância de levar o conhecimento ao público sobre astronomia, sobre o projeto e proporcionar essa experiência para a população de contemplar os astros.
Os telescópios que estão sendo expostos ao público no 35° Salão do Artesanato Paraibano integram o espaço destinado à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap) para os objetos produzidos pelos reeducandos nas unidades prisionais.
Um visitante que contemplou a exposição Aguinaldo Almeida Pereira falou um pouco da sua experiência. "Para falar a verdade eh fiquei espantado com o nível de qualidade, de conseguir ver bem as crateras da lua, mesmo ainda sendo claro. Um trabalho muito bem feito", afirma Aguinaldo.
Outro visitante que passeava com a filha de bicicleta, Arthur Brandão, também deu seu depoimento sobre a experiência. "A notícia me surpreendeu por esses dois telescópios terem sido feitos por apenados do interior da Paraíba. É uma iniciativa fantástica", declarou Arthur.