Notícias

Seap planeja estratégias para os próximos dez anos

publicado: 17/07/2019 16h39, última modificação: 17/07/2019 16h39
1 | 8
2 | 8
3 | 8
4 | 8
5 | 8
6 | 8
7 | 8
8 | 8
WhatsApp Image 2019-07-17 at 16.05.46.jpeg
WhatsApp Image 2019-07-17 at 16.08.19.jpeg
WhatsApp Image 2019-07-17 at 16.08.07.jpeg
WhatsApp Image 2019-07-17 at 16.07.41.jpeg
WhatsApp Image 2019-07-17 at 16.07.19.jpeg
WhatsApp Image 2019-07-17 at 16.06.41(1).jpeg
WhatsApp Image 2019-07-17 at 16.07.02.jpeg
WhatsApp Image 2019-07-17 at 16.06.16.jpeg

Planejar suas ações para os próximos dez anos. Este é o foco da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), que iniciou nesta quarta-feira (17) uma série de workshop’s sobre planejamento estratégico que implica em conjunto de processos metodológicos para estabelecer metas e ações, recursos e decisões, visando alcançar objetivos futuros.

                O evento, que teve a participação de dezenas de representantes de diversas secretarias e instituições das forças de segurança e aconteceu na Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol), com abertura às 8h30 horas.

                O secretário Sérgio Fonseca afirma que não há como cumprir metas se não houver planejamento antes. Citou o exemplo da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social que implantou seu Planejamento Estratégico há alguns anos e os resultados a Paraíba conhece, as estatísticas mostram ano após ano que o governo tem conseguido reduzir a criminalidade. “Nessa primeira etapa do workshop convidamos outras forças de segurança que se integram diretamente com a Administração Penitenciária para que a gente possa aprimorar esse relacionamento com essas forças parceiras que nos apóiam de forma direta e indireta”.

                O consultor Manoel Ferreira da Silva, que conduziu o workshop, explicou que “o planejamento estratégico é um instrumento de gestão que estabelece os rumos da organização e o conjunto de metodologia de como chegar nesse rumo. A gente identifica a situação atual, faz o diagnóstico, e identifica a situação desejada e a estratégia para chegar  a visão do futuro. No caso da Seap trabalhamos com o horizonte de dez anos”.

                Manoel Ferreira acrescentou que com os gestores e gerentes da Seap já foi feito um diagnóstico preliminar “e hoje estamos identificando os pontos fortes e pontos fracos, ameaças e oportunidades, detectar a visão de futuro, precedido da missão que é a razão de ser da Seap. Estabelecido o plano, nós entraremos na fase de monitoramento do plano estratégico, tudo em cima de resultados. O consultor enfatizou que todo o trabalho é feito em grupo, envolvendo pessoas. Por fim destacou a importância da participação de todas as partes interessadas, referindo-se às forças de segurança envolvidas.

                O Secretário Executivo da Seap, João Paulo Barros, afirmou que o workshop é de extrema importância por ser uma troca de experiência, uma construção de planejamento estratégico, porque a transversalidade das ações é essencial para que resultados positivos sejam alcançados. “Não há como alcançar um bom resultado sem planejamento e a Seap terá um marco a partir do momento que planejamento estratégico for efetivado”. Ele observou ainda que qualquer planejamento é uma construção permanente, não é algo estático e resultados positivos virão.

                A experiência de sucesso com o planejamento estratégico implantado há alguns anos na Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, que inclui as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, foi relatada no workshop pelo secretário Jean Nunes. “Na Secretaria de Segurança a gente já vem construindo o planejamento estratégico e isto tem se comprovado mês a mês, com resultados positivos, fruto de muito trabalho, muita integração, com objetivos focados. Tenho certeza que para a Secretaria da Administração Penitenciária fará a diferença porque se tem com o planejamento um norte a seguir, é algo científico, técnico, direcionando melhor os rumos da instituição, as missões, as estratégias, os valores, isso é muito importante”.

                Dentre as atividades dos Workshop's - que serão seis - constarão avaliações feitas pelo público participante - interno e externo - sobre identificação de expectativas; definição em plenária da: missão, visão e valores; sobre pontos fortes e pontos fracos, ameaças e oportunidades.

                Participaram do workshop de abertura representantes das diversas secretárias de Estado, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Militar e Civil, ABIN, dentre outros organismos.