Notícias
Seap participa do III Seminário de Educação nas Prisões promovido pelo estado do Tocantis
O secretário da Administração Penitenciária do Governo da Paraíba, Sérgio Fonseca, participou na noite desta quarta-feira (19) do III Seminário de Educação nas Prisões e I Webnário Novo Tempo promovidos pela Secretaria da Cidadania e Justiça do Estado de Tocantins. O gerente executivo de Ressocialização, João Sitonio Rosas também foi um dos convidados. O evento realizado na terça e na quarta-feira, na modalidade online, teve mais de 600 profissionais inscritos.
Em sua explanação o secretário Sérgio Fonseca destacou os três pilares que norteiam o Planejamento Estratégico da Seap: melhorias na educação, saúde e na assistência social dos reeducandos do sistema prisional paraibano, com base na experiência exitosa do Estado de Santa Catarina.
Citou ainda a inauguração em 2019, pelo governador João Azevêdo, do Escritório Social, numa parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça da Paraíba. O secretário mostrou o importante papel que tem esse instrumento que acolhe pessoas egressas do sistema prisional no encaminhamento a vagas de emprego e outros benefícios sociais.
O secretário Sérgio Fonseca apresentou aos participantes do seminário a evolução do ENEM PPL na Paraíba quando em 2018 apenas 30 reeducandos foram aprovados e em 2020 o quantitativo passou para 120 reeducandos. Desses, até o momento, 29 foram selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso em cursos de instituições públicas de ensino superior. Alguns dos 29 reeducandos selecionados já estão assistindo aulas na modalidade EAD. O gestor destacou ainda a parceria fundamental firmada pelo Governo da Paraíba, através da Seap, com o Instituto Humanitas360, que proporciona o uso de 76 notebooks e 95 tablets pelos reeducandos das 64 unidades prisionais da Paraíba.
O gerente da Ressocialização, João Sitonio Rosas, após a participação do secretário Sérgio, pontuou algumas ações da gerência mostrando a evolução nas áreas de educação, emprego e renda. Cerca de 60 policiais penais da Paraíba participaram do evento.
O Seminário e Webnário discutiram sobre ‘Os desafios e as possibilidades de viabilizar as políticas de educação, trabalho e renda à pessoa presa’, e foram idealizados pela Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, tendo como público-alvo os profissionais que atuam na política de educação, trabalho e renda da pessoa privada de liberdade, pesquisadores da área, servidores do Sistema Penal, representantes dos Órgãos do Sistema de Justiça, bem como a comunidade acadêmica.
#Seminario #EducacaoEmPrisoes #Seap #enemppl #humanitas360