Notícias
Seap participa do 21º Festival Paraibano de Coros com os corais Vozes para Liberdade e Vozes Passageiras
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) participa mais uma vez do Festival Paraibano de Coros (Fepac), com o Coral Vozes para Liberdade, formado por reeducandos do presídio Sílvio Porto e o Coral Vozes Passageiras, com reeducandas do presídio feminino Júlia Maranhão. As duas unidades prisionais localizadas na Capital. Os dois corais têm a regência do maestro Sérgio Gerarde.
O secretário João Alves tem incentivado apresentações dos corais em grandes eventos. Ao final das apresentações os reeducandos e reeducantas têm um encontro especial com familiares para abraços, diálogos e fotografias. A juíza auxiliar da Vara das Execuções Penais de João Pessoa, Andrea Arcoverde é uma apoiadora dos corais.
Na noite desta quarta-feira (8) o Coral Vozes para Liberdade se apresentou para uma plateia de mil pessoas que interagiram com o maestro Sérgio Gerarde e os 25 reeducandos. No domingo dia 12 será a vez do Coral Vozes Passageiras.
O Fepac é um evento de caráter internacional que foi aberto dia 6 e será realizado até o dia 12 na Sala de Concertos Maestro José Siqueira na Fundação Espaço Cultural (FUNESC), em João Pessoa. Nesta sua 21ª edição estão participando 60 corais de Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Distrito Federal. O homenageado é o maestro Antonio Carlos Batista Pinto Coelho, (mais conhecido com Tom K). A maestrina e professora da Universidade Syracuse do Estado de Nova York (EUA), Wendy Moy, participa do festival.
O festival é realizado pela Universidade Federal da Paraíba, Governo do Estado, Fundação Espaço Cultural e Família Nóbrega. O coordenador geral do Fepac, professor da Universidade Federal da Paraíba e maestro Eduardo Nóbrega disse que o festival acontece desde 2003, mas este ano tem um tom especial. “O Fepac recebe representantes de nove Estados, mas o que me deixa mais emocionado é o crescimento do canto coral na Paraíba, este ano estamos recebendo o maior número de coros de cidades paraibanas, além de João Pessoa, sobem ao palco representantes das cidades de Boa Vista, Cruz do Espírito Santo, Campina Grande, Cuité, Nova Floresta e Remígio’, relatou o maestro acrescentando que serão mais de duas mil vozes circulando na Sala de Concerto para soltar a voz em grande estilo e criatividade.