Notícias

Seap inscreve mais de mil reeducandos no Encceja PPL 2020

publicado: 21/06/2021 11h23, última modificação: 21/06/2021 11h23

Avanços do ENCCEJA PPL

Encerradas na sexta-feira (18) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade - Encceja PPL 2020. A iniciativa beneficia aqueles que não concluíram o ensino fundamental e médio no tempo certo e querem uma certificação. Apostilhas estão sendo elaboradas para a revisão de contéudos no mês de outubro.

"Os números apontam que a política de inclusão social do governo para pessoas privadas de liberdade evolui a cada ano. Em 2019 foram inscritos 691 reeducandos (as). No ENCCEJAPPL 2020 que se realiza agora, estão inscritas 1.173 pessoas, ou seja, um aumento de 41,09% em relação a 2019", comemora o secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca de Souza.

No Plano Estadual de Educação em Prisões a ser lançado em breve pelo governo do estado a estimativa é de um crescimento de 15% do número de inscrições no ENCCEJA PPL 2021, percentual superado já agora em 2020, observa o gerente executivo da Ressocialização, João Sitonio Rosas.

Os reeducandos (as) do regime semiaberto e aberto, da grande João Pessoa, puderam realizar suas inscrições, de forma gratuita, na sede da Gerência Executiva de Ressocialização (GER), que funciona na Rua Diogo Velho n° 180, Centro, das 8h às 16h30 (segunda a sexta-feira), mediante agendamento pelo telefone (83) 99344-6742.

As provas para o ensino fundamental e médio serão aplicadas nos dias 13 e 14 de outubro de 2021, em todas as unidades prisionais da Paraíba. Os reeducandos dos regimes semiaberto e aberto da região metropolitana de João Pessoa farão as provas na sede da GER e os demais da cidade de João Pessoa realizarão na Penitenciaria Juiz Hitler Cantalice. Em Campina Grande, os reeducandos dos regimes semiaberto e aberto farão prova na Penitenciaria Agnelo Amorim (Monte Santo). Os aprovados no exame farão jus a certificação do ensino fundamental e/ou médio.

A Coordenação de Educação e Cultura da GER foi designada Coordenação Estadual do ENCCEJA PPL junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Gerência de Ressocialização está criando o Se Liga no Encceja PPL para revisão dos conteúdos. O projeto contará com aulas no formato presencial e de Ensino a Distância (EaD).