Seap expõe no Festival de Brinquedos da Paraíba projeto Castelo de Bonecas

Seap no Festival de Brinquedos da Paraíba2.jpg
Seap no Festival de Brinquedos da Paraíba.jpg
Seap no Festival de Brinquedos da Paraíba8.jpg

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) participa do Festival de Brinquedos da Paraíba, com estande de bonecas de pano produzidas na Penitenciária Feminina Júlia Maranhão por meio do projeto de ressocialização Castelo de Bonecas.  O evento, aberto na manhã desta quinta-feira no Manaíra Shopping, em João Pessoa, vai funcionar até o dia 13 de outubro no horário das 10h às 22h.

O governador João Azevêdo participou, da abertura do Festival. A feira é uma parceria entre o Programa do Artesanato Paraibano (PAP) e o Manaíra Shopping. O evento reúne 25 artesãos que produzem desde bonecas de pano a jogos de madeira, fortalecendo o universo lúdico das crianças, uma grande alternativa aos jogos eletrônicos. O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, acompanhou o governador durante a visita à feira.

Sobre o estande da Seap o governador João Azevêdo destacou: “É um seguimento que a gente tem dado atenção dentro dos programas de ressocialização que existem e são vários a exemplo do Castelo de Bonecas, a fabricação de bolas, os telescópios da cadeia de Esperança, produtos alimentícios, e o artesanato está aqui participando como também na loja Novo Tempo instalado no Espaço Cultural, uma loja dedicada aos produtos que são feitos nas nossas unidades prisionais, então isto é inclusão, nós somos verdadeiramente um Governo de inclusão”, pontuou o chefe do Poder Executivo Estadual.

O secretário João Alves destacou que o Governo do Estado, por meio da Seap tem fortalecido a política de reinserção social que ressignifica vidas e contribui claramente com a redução da criminalidade e naturalmente com a paz social.

Acompanhado dos netos, João Azevêdo ressaltou os investimentos que o Governo tem feito para fortalecer o artesanato paraibano e agradeceu a parceria com o Manaíra Shopping. "É extremamente importante a gente manter essas parcerias e, mais uma vez, aqui vai o agradecimento do Governo do Estado ao empresário Roberto Santiago, que abre as portas do Manaíra Shopping para acolher exatamente aquilo que temos feito na Paraíba esse tempo todo, que é fortalecer essa cadeia do artesanato, um importante instrumento de geração de emprego e renda", afirmou.

"É preciso que o artesanato tenha locais de exposição. O Governo realiza dois Salões por ano, mas um local como este é de fundamental importância para o segmento. Na Semana da Criança, brinquedos artesanais, para que as crianças saiam um pouco do eletrônico e venha para os brinquedos lúdicos. Os trabalhos que estão aqui expostos enchem os olhos — feitos com muita delicadeza, uma perfeição muito grande", observou o governador.

Presidente de Honra do PAP, a primeira-dama Ana Maria Lins também ressaltou o Festival de Brinquedos Populares como uma oportunidade de geração de renda. "Mais um ano de oportunidade para os artesãos paraibanos, com o Festival de Brinquedos Populares aqui no Manaíra Shopping. Nesta parceria, ganham as crianças, que têm uma excelente alternativa aos jogos eletrônicos e também os artesãos, com vendas e encomendas. Serão dez dias de um evento que já foi abraçado pela população", comentou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, enalteceu as parcerias público-privadas no fortalecimento do artesanato paraibano. "O braço social do Manaíra Shopping que abraçou o Festival de Brinquedos Populares — e a cada ano essa parceria proporciona vendas, melhorando a qualidade de vida do artesão. Essas parcerias são o resultado da credibilidade das ações do Governo da Paraíba para fortalecer cada vez mais o artesanato do nosso estado", comentou.

O gerente executivo de Ressocialização da Seap, João Rosas, presente ao evento, informou que nesta sexta-feira (4), às 10 horas, no Ferreira Costa, será aberto um estande da Seap também alusivo à Semana da Criança.

A abertura do Festival de Brinquedos Populares foi prestigiada, ainda, pelo vice-governador Lucas Ribeiro, que esteve acompanhado da segunda-dama Camila Mariz; pela coordenadora de Capacitação do PAP, Yara Alencar; e pelo diretor do Museu do Artesanato Paraibano, Fábio Morais.

Ascom/Seap-PB com Secom-PB