Sinopse das noticias da Semana

787d3439-ec0c-45a4-af86-ef0ec6934ac3.jfif
79352606-2a30-4a39-8193-4e8a64467584.jpeg
0550734a-8ce8-4925-86c2-8c61cbf22476.jpeg

Estreia hoje a sinopse com as notícias da semana. Apresentamos  manchete, o lead e uma foto de cada assunto divulgado aqui no site no período de 9 a 14 de junho. As ações semanais da Seap-PB numa só postagem.

Seap-PB ganha loja no Espaço Cultural para exposição e venda de produtos confeccionados por reeducandos e egressos do sistema prisional

Telescópios, bonecas de pano, artigos de mesa, renda Tenerife, peças em argila, bolsas de crochê, arte em madeira, arte em cipó, cestas, luminárias, sandálias, telas, nécessaire, redes de pesca, livros, vassouras ecológicas, arte em palito de picolé, cachecol, plantas ornamentais, molho de pimenta em conserva, arte em fibra de bananeira, gesso 3 D. Estes e outros produtos confeccionados por reeducandos e pessoas egressas do sistema prisional, agora podem ser comprados em loja física. O governador João Azevêdo inaugurou a loja no domingo (9).

SEAP-PB representa Academias de Polícia Penal do Brasil em evento na cidade de São Paulo

Secretaria de Estado da Administração Penitenciaria da Paraíba por meio da Escola de Gestão Penitenciária participa no período de 10 a 14 de junho, do primeiro workshop promovido pela Rede Nacional de Escolas e Academias de Serviços Penais. O representante da Seap foi o diretor da EGEPEN, Mazukyevicz Nascimento.

Integração Interestadual: Paraíba e Pernambuco em Ação no Fortalecimento das Políticas Penais

Em um movimento significativo para o fortalecimento das políticas penais no Nordeste, ocorreu nesta terça-feira (12) na Superintendência de Capacitação e Ressocialização da Secretaria de Administração e Ressocialização de Pernambuco (Seres-PE) uma reunião crucial entre policiais penais da administração penitenciária dos Estados da Paraíba e de Pernambuco. O encontro, realizado em Recife, teve como objetivo principal discutir a viabilidade de um evento regional focado na elaboração de projetos para aprimorar o sistema prisional.

No presídio Sílvio Porto reeducandos expressam talentos em pintura, escultura, arte em miniaturas, dentre outras habilidades manuais

Em nossas prisões, há entre as pessoas em privação de liberdade, diversos talentos na poesia, na música, no artesanato e habilidades manuais em geral. Isto em cadeias e nos grandes presídios. No presídio Sílvio Porto, em João Pessoa, há alguns casos que destacamos aqui. Um projeto excepcional é o Esperança no Espaço, confecção de telescópios por reeducandos da cadeia da cidade de Esperança.

Parceria entre Seap-PB e Sesc Saúde Mulher viabiliza realização de atendimentos a mulheres em privação de liberdade

Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba, com a colaboração do Sesc Saúde Mulher, proporcionou um dia de cuidados essenciais à saúde das mulheres privadas de liberdade. No sábado (8), 16 atendimentos foram realizados, incluindo exames de mamografia e citológicos, todos ocorrendo na unidade móvel do Sesc, estacionada na sede do Sesc Centro, de João Pessoa.

Seap-PB colabora com o fortalecimento da capacitação das Guardas Civis Municipais

Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB), por meio da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE), atendeu o pedido do Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM) e da Academia Nacional de Formação das Guardas Municipais (ANFGM) para fornecer instrutores/docentes para um curso de formação profissional.

Seap realiza curso de Operador de Espingarda Calibre 12

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB),por meio da Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN-PB) e do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE), iniciou nesta sexta-feira (14) o curso de Operador de Espingarda Calibre 12, para 26 policiais penais da Paraíba.

O curso tem um total de 16 horas aula e será ministrado até este sábado (15) na sede da EGEPEN-PB e na Academia de Polícia Civil - ACADEPOL, onde será realizada a parte prática das instruções.

Policial penal conclui curso de Socorrista de Resgate

O policial penal Osiel José de Holanda, representou o Sistema Penitenciário da Paraíba no curso Socorrista de Resgate 6ª Turma - CSR/2024 promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. O curso foi realizado de 6 de maio a 13 de junho e os certificados entregues nesta sexta-feira no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP). Na solenidade o secretário João Alves foi representado pelo diretor da Penitenciária Romeu Gonçalves Abrantes, policial penal Arimateia Figueiredo.

Ascom/Seap