Notícias

Seap e parceiros realizarão casamento coletivo de reeducandos

publicado: 28/11/2023 11h44, última modificação: 29/11/2023 15h15
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2023-11-27 at 20.35.37.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-28 at 11.42.11.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-28 at 11.38.22.jpeg

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) participou nesta segunda-feira(27) de uma reunião promovida pelo poder judiciário para alinhamento dos ajustes finais para a realização do casamento comunitário de reeducandos. O secretário executivo da Seap, João Paulo Barros, afirmou que o casamento coletivo de reeducandos “será um evento de extrema relevância para nós que fazemos o sistema penitenciário paraibano, pois dentre as nossas atribuições, a de promover a reintegração social tem uma importância fundamental, sendo através dela que se viabiliza a diminuição da taxa de reincidência criminal”.

Também participaram da reunião o desembargador corregedor-geral de Justiça, Carlos Beltrão, a juíza auxiliar da Vara da Execução Penal, Andrea Arcoverde, o presidente do Conselho da Comunidade da Comarca de João Pessoa, Thiago Robson Lopes, a assistente social da Seap e tesoureira do Conselho da Comunidade, Cizia Romeu, os diretores das unidades prisionais onde ocorrerão os casamentos coletivos em datas a serem divulgadas, além dos diretores da Força Tática Penitenciária (FTPEN), e do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE).

O casamento coletivo de pessoas em privação de liberdade envolverá cerca de 60 casais e acontecerá em duas unidades prisionais de João Pessoa, em dias, locais e horários a serem divulgados posteriormente. É uma parceria que envolve a Seap, a Vara da Execução Penal da Comarca da Capital, a Corregedoria-geral de Justiça do TJPB, dentre outras instituições parceiras.

As várias etapas da realização do casamento coletivo de reeducandos estão sendo documentadas em um livro escrito pela jornalista da Seap Juvinete de Lourdes, uma das voluntárias no projeto de inclusão e reinserção social. A obra será lançada posteriormente e trará fotografias do casamento coletivo.