Notícias
SEAP e Conselho da Comunidade JP promovem ação alusiva ao Setembro Amarelo na Penitenciária Sílvio Porto
A Secretaria da Administração Penitenciária e o Conselho da Comunidade de João Pessoa promoveram na sexta-feira (20) na Penitenciária Desembargador Sílvio Porto a ação Setembro Amarelo - “Se precisar, peça ajuda!”, na ocasião, o Psicólogo Gescione Dias, palestrou sobre a importância de resgatar a autoestima e o valor da vida e a valorização do bem-estar, do autocuidado.
O evento contou com a participação da assistente social e estudante de psicologia, Cízia Romeu e psicólogos da unidade prisional, Isabela Cristina e Carlos Pereira.
Os conselheiros proporcionaram aos reeducandos um momento de diálogo, falaram das suas experiências e situações cotidianas que geraram sofrimento psíquico. Expressaram seus sofrimentos, angústia, e desesperança dentro do cárcere. Agradeceram pela oportunidade que lhes foi concedida de poder desabafar e receber palavras de fé, superação.
De acordo com Cízia, as atividades desenvolvidas dentro da unidade prisional, demonstra o compromisso da Seap, em conjunto com as outras instituições, em realizar um trabalho voltado à saúde mental de todas as pessoas que estão privadas de liberdade. "Sabemos que o encarceramento traz algumas disfunções no campo psicológico e social, então é importante sempre atividades preventivas no que diz respeito ao cuidado com a mente e com a saúde”, ressaltou.
Uma ação voltada a prevenção e combate ao suicídio. “A iniciativa da Seap através dessa atividade do setembro amarelo é muito importante e contribui na ressocialização dos nossos reeducandos. Estas pessoas vieram palestrar, cuidar de vidas, resgatar essas vidas e livrá-las de um mal possível. Restaurar. Então a gente vai cuidando, restaurando e cuidando da mente. Temos que cuidar da mente também, além do corpo”, destacou o diretor Gilberto Rio.
A iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Este ano de 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.
_______
Ascom-Seap/PB