Notícias
Seap destaca importância dos Centros Integrados de Comando e Controle das Forças de Segurança
O Governo da Paraíba já dispõe de duas unidades do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), uma em Patos, que atende todo o Sertão paraibano com ações integradas das Polícias Militar, Civil, Bombeiros Militar e Polícia Penal e outra unidade em Campina Grande. O terceiro CICC será inaugurado esse ano em João Pessoa.
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) participa das ações dessas políticas públicas de segurança através do trabalho de policiais penais plantonistas nas duas unidades do Centro Integrado de Comando e Controle. O secretário João Alves de Albuquerque avalia que “o monitoramento realizado diuturnamente pelos profissionais plantonistas nos dois modernos equipamentos, com tecnologia de ponta, tem resultado em ganhos para a população com uso da inteligência policial que gera ações mais ágeis e por isso mesmo mais eficientes”. O gestor parabeniza a gestão do governador João Azevêdo pelos investimentos em equipamentos de suma importância para as forças de segurança e para a sociedade.
A tecnologia empregada faz parte do investimento superior a R$ 100 milhões em videomonitoramento para a Segurança Pública, trata-se do maior equipamento para a segurança pública do interior do Nordeste, facilitando o trabalho dos policiais. Os CICCs têm proporcionado uma resposta mais rápida das Forças de Segurança às demandas da população.
De acordo com o gerente executivo do Sistema Penitenciário, policial penal Ronaldo Porfírio, o trabalho da Polícia Penal é de fato integrado e os policiais penais trocam informações com as demais forças de segurança sobre monitoramento eletrônico, trabalho de inteligência, operações ostensivas dentro das unidades prisionais, informes sobre apenados em uso de tornozeleira eletrônica, cumprimento de pena nos regimes aberto, semiaberto, consultas às Varas de Execução Penal sobre medidas relacionadas a prisão domiciliar, dentre outras. Nos eventos externos a Polícia Penal acompanha as demais forças com o objetivo de melhorar a segurança pública do Estado.
Por: Josélio Carneiro de Araújo, jornalista da Ascom/Seap e policial penal