Notícias

SEAP conclui em João Pessoa 1º ciclo do curso de Nivelamento Operacional Padrão para agentes

publicado: 22/08/2019 10h20, última modificação: 22/08/2019 11h30
WhatsApp Image 2019-08-20 at 20.18.17.jpeg

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), encerrou nesta quarta-feira (21), em João Pessoa, o 1º ciclo do curso Nivelamento Operacional Padrão (NOP), ministrado para cerca de 70 agentes penitenciários em 128 horas/aula. Anteriormente o NOP foi aplicado para agentes das regiões de Cajazeiras, Patos, Guarabira e Campina Grande, totalizando nessa etapa 150 formandos. A capacitação será ministrada para 450 agentes até o final do 3º ciclo.

De acordo com o secretário Sérgio Fonseca o NOP é uma formação continuada de fundamental importância para os agentes de segurança penitenciária que estão adquirindo mais conhecimento para aplicação na atividade diária nas unidades, dentro dos padrões legais. “O objetivo da SEAP é investir cada vez mais em cursos de capacitação, é importante investir na qualificação, o trabalho dos senhores e das senhoras tem ganhos com esses cursos”.

Um fato novo é que O curso de Nivelamento Operacional Padrão (NOP), é ministrado por agentes penitenciários, no passado, as capacitações da SEAP tinham como instrutores policiais militares, policiais civis e de outras instituições. O curso oferta conhecimentos com os módulos Atividade de Inteligência Penitenciária, Segurança Orgânica, Gerenciamento do Sistema Operacional, Intervenção Tática, pistola .40, Calibre 12, Lei das Execuções Penais, Agentes Químicos, Abordagem Policial, Escolta Prisional, Submetralhadora (SMT), Atividades Administrativas, Algema Tática, Tonfa, e Imobilizações Táticas.

Ronaldo Porfírio, gerente executivo do Sistema Penitenciário, é um dos responsáveis pela realização do NOP dando total suporte através da Gesipe e pessoalmente tem supervisionado o curso. A Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba (EGEPEN-PB), também é importante parceira no curso de Nivelamento Operacional Padrão. 

O coordenador geral do NOP, agente penitenciário Lucas Leal, informou que haverá turmas também em Monteiro e Catolé do Rocha para atender a demanda desses dois polos. Lucas avalia que a formação já tem, junto aos instrutores e alunos, excelentes indicativos. “O NOP é como se fosse o nosso curso de formação voltado especificamente para o nosso trabalho funcional, e isto está levando aos agentes uma outra visão em relação ao conhecimento, o que faz crescer a SEAP em termos de material humano qualificado”, pontuou. No polo de João Pessoa os agentes já podem procurar a Gesipe para inscrição no ciclo que começa em setembro