Notícias
Roda de Conversa na GER Seap Paraíba reflete sobre trabalho e saúde mental
A primeira Roda de Conversa com a policial penal, Mestra em Psicologia da Saúde e professora Silnara Araújo Galdino reuniu na tarde desta terça-feira (17) servidores da Gerência de Ressocialização da Seap-PB para refletir sobre trabalho e saúde mental.
"A gente discorreu sobre alguns adoecimentos psicológicos que acontecem, que os servidores desenvolvem. Inicialmente abordamos um dos transtornos mais recorrentes relacionados ao trabalho, e tem crescido vertiginosamente entre os trabalhadores no Brasil, a síndrome de bournout", comentou a especialista. Membro da equipe do Escuta Susp pela Seap-PB.
A psicoeducação também foi tema do diálogo com o propósito de entender e conhecer como se dá o desenvolvimento, para se fazer uma observação, tratar quando preciso e necessário e, também, buscar ajuda. O atendimento psicológico para os policias penais através do Escuta Susp tem essa proposta.
“A nossa Coordenação de Atenção Biopsicosocial também tem esse olhar para junto com essa ação do Ministério da Justiça fornecer aos policiais penais a assistência necessária. Inicialmente demanda de atendimento psicológico, no entanto, estamos articulando ações com outros órgãos da rede de saúde mental, de saúde do trabalhador e também de saúde como um todo, para poder proporcionar uma melhor assistência aos servidores da Secretaria e da Polícia Penal”, explicou.
Silnara destacou: “É a nossa primeira rodada de rodas de conversa. A partir de janeiro vamos expandir para as unidades prisionais do Estado. Em alguns casos a gente vai fazer por polos. Mas desejamos atender todo o Estado com essa divulgação do Escuta Susp e da coordenação”.
O Gerente de Ressocialização da Seap, João Rosas participou do diálogo e evidenciou a importância do trabalho colaborativo. “Hoje estamos aqui nesse momento importante, cuidando também do protagonista, que faz acontecer, que faz a política de reintegração social ser efetivado nas unidades, que é justamente o nosso servidor, nosso bem maior que é o servidor da Seap. A Silnara traz hoje aqui para a equipe da Gerência de Ressocialização esse trabalho também colaborativo, iniciando aqui pena GER, mas os demais setores da Seap inclusive as unidades prisionais também recepcionarão essa palestra”, completou Rosas.
_______
Ascom-Seap/PB