Programa Prima avança para ensinar música aos filhos de reeducandos

publicado: 14/10/2023 16h26, última modificação: 15/10/2023 06h34
WhatsApp Image 2023-10-14 at 17.10.28.jpeg
357f06b8-cef2-48c4-b45a-fd49fca8e341.jpg
a4503cc0-592f-4e46-95bc-0467128041bf.jpg
WhatsApp Image 2023-10-14 at 17.13.03.jpeg

O Conforto da alma, alegria, força e boa música marcaram este sábado (11), dia de visita - na Penitenciária de Psiquiatria Forense (PPF), localizada na avenida Dom Pedro II, bairro da Torre, em João Pessoa.

O Quinteto de Sopros Prima, do Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes fez uma belíssima apresentação. A ação faz parte do programa de ressocialização do Governo da Paraíba e resulta da parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), a Secretaria da Cultura (Secult) e a Secretaria da Educação (SEE), tendo o Prima como órgão executor.

O Secretário João Alves declarou "é uma honra poder participar de um momento  tão especial. Quero aproveitar e pedir que  familiares e amigos de pessoas privadas de liberdade ajudem a divulgar o Prima, passem a palavra sobre este projeto tão importante, que com certeza  vai contribuir com o aprendizado da música para os filhos dos reeducandos".

De acordo com o gestor do Prima, o músico Milton Dornellas, a parceria com a Seap é importante por estar oferecendo oportunidade para aprender música aos filhos e filhas de reeducandos. "Uma política pública Intersetorial inclusiva promovida pelo governo do Estado da Paraíba".

Serão oferecidas 230 vagas até o primeiro semestre de 2024. Essas vagas correspondem ao levantamento nos 17 polos PRIMA em quatorze municípios da Paraíba.

Para Rogério Gominho, diretor da unidade prisional, a apresentação do Quinteto de Sopros Prima foi uma experiência positiva, um momento acolhedor e saudável. "No momento que você traz um programa de inclusão de música e arte para a família dos reeducandos, você está trazendo aquele jovem entre sete e dezoito anos para um ambiente que ele possa ficar mais integrado à sociedade. Então ele vai ter uma oportunidade de aprender a tocar um instrumento, e participar de uma forma mais sensível no dia a dia da sua família.