Notícias

Programa de Qualidade de Vida para os Profissionais da Seap

publicado: 18/11/2021 11h29, última modificação: 18/11/2021 13h23
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Young male psysician with patient measuring blood pressure
WhatsApp Image 2021-11-18 at 11.58.09.jpeg
WhatsApp Image 2021-11-18 at 11.58.09 (1).jpeg
041d80ba-9132-4a1e-83b1-aa43f05b70a8.jpeg
0001.jpg

O Programa de Qualidade de Vida para os Profissionais do Sistema Penitenciário da Paraíba – PRÓ-VIDA SISPEN-PB, criado através da Portaria nº 132/GS/SEAP/2021 publicada no Diário Oficial no dia 03 de junho de 2021, assinada pelo secretário de Estado da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, tem como principal objetivo a valorização da qualidade de vida do Policial Penal e profissionais da Secretaria.

Está sendo elaborada uma rede multidisciplinar de profissionais da área da saúde que já integram o quadro do Sistema Penitenciário para oferecer atendimentos aos Policiais Penais, servidores da Seap e seus familiares diretos. É um serviço direcionado para quem atua nesta profissão de risco, por estar em contato com a violência e criminalidade. Os familiares mais próximos como cônjuge e filhos, também terão direito aos atendimentos.

Serão oferecidos acompanhamentos com psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e atividades físicas, dentre outros. Este programa visa implementar ações de valorização profissional que compreendem as temáticas de saúde e segurança do trabalho, aposentadoria, competências profissionais, desenvolvimento pessoal, habitação, reconhecimento profissional, assistência jurídica no desempenho das funções e bem-estar socioeconômico-cultural.

Segundo o Secretário Sérgio Fonseca “É de importância fundamental a valorização dos Policiais Penais. A valorização financeira com o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR, o reconhecimento profissional obtido com a promulgação da PEC da Polícia Penal e a atenção a saúde física e emocional.”

O imóvel onde irá funcionar a sede de atendimentos de saúde já foi adquirido e encontra-se na fase final de reparos de sua infraestrutura, para a compra de todo mobiliário e utensílios. A previsão é que de se iniciem os serviços em janeiro do ano que vem.

 

Pesquisa Nacional sobre qualidade de vida

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública através da Secretaria Nacional de Segurança Pública vem realizando uma pesquisa sobre a qualidade de vida dos profissionais dessa área, intitulado PRÓ-VIDA. A coleta de dados da pesquisa vai até o dia 30 de novembro, e, para facilitar o acesso de todos, foi disponibilizado um novo link para os que ainda não responderam. Clique aqui: https://estudo.senasp.gov.br/pesquisa.php

Foi elaborada uma nova metodologia, mais acessível e de fácil compreensão. A Seap reforça a importância da participação de todos os policiais penais nesta pesquisa. As informações contidas neste questionário são sigilosas, individuais e seguras.

O resultado da avaliação da pesquisa auxiliará na construção de novas políticas públicas eficazes para cada necessidade apresentada. Além de nortear o repasse financeiro do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Assim, é de extrema importância que todos participem!