Notícias

Profissionais investem em Mestrado e outros níveis de especialização e fortalecem a Seap e a Polícia Penal

publicado: 05/04/2023 10h45, última modificação: 05/04/2023 10h47
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
WhatsApp Image 2023-01-31 at 11.33.13.jpeg
WhatsApp Image 2022-07-01 at 08.47.44 (2).jpeg
WhatsApp Image 2022-12-03 at 12.18.36.jpeg
WhatsApp Image 2022-12-29 at 11.13.11.jpeg
WhatsApp Image 2022-12-29 at 10.48.37.jpeg
WhatsApp Image 2023-04-04 at 12.30.34.jpeg
WhatsApp Image 2023-04-04 at 18.00.37.jpeg

No campo operacional e de gestão, em 2023, a Secretaria de Estado da Administração Penitencária (Seap) vai ofertar novos cursos para policiais penais e demais servidores objetivando cada vez mais qualificar seus quadros e assim aprimorar os serviços prestados aos cidadãos paraibanos e aos reeducandos.

         O secretário João Alves de Albuquerque revela que, em cumprimento ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR da Polícia Penal), está sendo elaborado o Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Seap, uma comissão foi criada para este fim.

Ao investir em conhecimento esses profissionais crescem em termos de valorização da carreira ao tempo em que, junto com o governo, fortalecem a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e a Polícia Penal. Em sua gestão o secretário João Alves de Albuquerque tem incentivado o efetivo da Polícia Penal e demais servidores a ampliarem seus conhecimentos ao tempo em que parabeniza o empenho de cada um por investir no campo acadêmico. Alguns policiais penais atualmente estão fazendo especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

São muitos os policiais penais que investem em cursos de especialização e isto tem mudado o perfil dos profissionais do sistema penitenciário paraibano. Centenas de homens e mulheres têm curso de nível superior, alguns policiais penais têm título de Pós-Graduação. São agentes públicos de segurança que atuam nos presídios da capital, de Campina Grande e demais cidades do interior. Homens e mulheres qualificados e empenhados em prestar eficiente serviço aos paraibanos. Os perfis fortalecem as instituições Seap e Polícia Penal.

Um exemplo dos mais recentes é a policial penal Silnara Araújo Galdino, lotada na Penitenciária Raymundo Asfora, em Campina Grande. Ela também representa a Polícia Penal da Paraíba na Estratégia de Prevenção ao Suicídio no SUSP, junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Silnara Araújo Galdino, acaba de conquistar mais um espaço no meio acadêmico. Foi selecionada e aprovada com conceito máximo (muito bom), para o Banco de Docentes/Professora da Escola Nacional da Administração Pública – ENAP. A servidora foi aprovada para ministrar o curso "Liderança Humanizada: construindo um espaço de Segurança Psicológica", que será destinado aos Gestores da Administração Pública Federal, e tem como objetivo Preparar o(a) gestor(a) para promover confiança e conexões significativas entre as pessoas e para a geração de segurança psicológica em seu ambiente de trabalho. Ela é Mestre e especialista em Psicologia da Saúde, Especialista em Psicologia em Emergências e Desastres; Especialista em Psicologia da Organizações e do Trabalho e Especialista em Psicologia Forense e Investigação Criminal.

A servidora também foi aprovada, e faz parte do Banco de Docentes da Escola de Gestão Penitenciária – EGEPEN; da Academia de Polícia Civil da Paraíba – ACADEPOL e da Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba – ESPEP, para a docência em cursos nas áreas de psicologia, saúde mental, gestão de conflitos, motivação e liderança, relações interpessoais, administração pública e inclusão e diversidade.

Um outro exemplo é a policial penal Ivana Ribeiro, Mestra em Educação e vai investir no Doutorado em Educação pela UFPB; Em Campina Grande o policial penal Franklin Macedo de Souza cursa Doutorado na UFPE, no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, com a pesquisa tendo como ênfase em simulação e gerenciamento de reservatórios; o diretor da Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN-PB), Mazukyevicz Ramon S.N. Silva, é Doutor em Direito e Desenvolvimento, Mestre em Ciências Jurídicas pela UFPB e Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos pelo NCDH/UFPB.

Eis um demonstrativo das formações acadêmicas e especializações de mais da metade do efetivo da Polícia Penal: professor, doutor, mestre e especialista em direito, bacharelado em direito, gestão em segurança pública, educação física, licenciatura em letras, pós-graduação em língua, linguística e literatura, licenciatura em história, pós-graduação em docência do ensino superior, bacharelado em comunicação social, licenciatura em matemática, pedagogia, gestão em marketing, sociologia, gestão de negócios, ciência criminalista, linguagem aplicada, sistemas de informação, gestão em segurança pública, fisioterapia, políticas públicas e sociais, arquitetura e urbanismo, gestão de sistemas prisionais, processo penal, criminologia, gestão e planejamento de projetos sociais, direito educacional, segurança pública e inteligência prisional, pós-graduação para o sistema prisional, direito penal e processo penal, metodologia da educação, educação em direitos humanos, sociologia, especialização em ciências criminais.

 

Josélio Carneiro / Ascom/Seap