Notícias

Presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital e secretários de Ciência e Tecnologia destacam produção de telescópios por reeducandos

publicado: 08/08/2023 11h54, última modificação: 08/08/2023 11h54
1 | 11

Depois do sucesso no evento de cultura pop Imagineland, os telescópios, bem como as bonecas de pano do projeto “Castelo de Bonecas”, produzidos pelos reeducandos, agora podem ser vistos durante a 9ª edição da EXPOTEC 2023. Na programação acontecem palestras explicando como se dá o funcionamento dos telescópios, incluindo noções sobre a ciência astronômica. O público visitante tem a oportunidade de manusear os equipamentos e conferir a emoção de observar astros, planetas e a lua.

A IX EXPOTEC – Feira e Congresso de Tecnologia teve abertura na noite dessa segunda-feira (7) no Centro de Convenções de João Pessoa e é promovida pela ANID – Associação Nacional para Inclusão Digital em parceria com o Governo da Paraíba.
O secretário da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque destaca a importância da Seap estar presente, mais uma vez, num evento de alta tecnologia, não apenas como observadora, mas como partícipe com produtos revolucionários como os telescópios e as já famosas bonecas do “Castelo de Bonecas”. O Governo do Estado está incentivando e trazendo o desenvolvimento, integrando o estado com o que há de mais moderno em nosso país.
O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado enfatizou: “Dizer da importância de ter vários órgãos do governo, todas nossas universidades, empresas, aqui, trabalhando um tema que é muito caro que é a questão da inteligência artificial e as grandes plataformas. É muito importante esse projeto que a Secretaria da Administração Penitenciária tem feito, a construção de telescópios por reeducandos, que vai ajudar bastante a questão do letramento científico nas escolas. É fenomenal essa ação e merece todo o nosso apoio. Nossos parabéns a todos que tocam esse projeto”.
O secretário municipal da Ciência e Tecnologia, Guido Lemos enfatizou na ocasião da abertura: “Fiquei impressionado com os telescópios feitos pelos reeducandos da Cadeia de Esperança. É um trabalho revolucionário, achei sensacional, pois conseguiram elaborar equipamentos que têm uma tecnologia embutida. Foi desenvolvido um projeto altamente competitivo, inclusive nos preços comparados com produtos similares. Tem aí a oportunidade de ser criada startups com todos os regramentos legais. Podem ser feitos parcerias, inclusive com outros produtos que são produzidos pelos demais reeducandos. Há um amplo universo a ser explorado”. Um dos temas explorados na Expotec são as startups.
O presidente da ANID, Percival Henriques ressaltou: “O governo do estado tem uma visão muito acertiva toda vez que investe em ciência e tecnologia. A ciência é libertadora e, num evento desse, você incentiva o diálogo entre a cultura e as pessoas em vulnerabilidade”.
A exposição considerada a maior vitrine de tecnologia do Nordeste, traz nesta 9ª edição a temática “Inteligência Artificial, Plataformas e o Futuro da Internet”, onde estão sendo apresentadas diversas iniciativas com eventos simultâneos de tecnologia, games, inclusão digital, robótica e software.

A 9ª EXPOTEC acontecerá até o dia 11.08.2023, contando também com espaço para entretenimento.