Política de educação em serviços penais e identidade profissional abrem o II Seminário do Sistema Prisional da Paraíba

publicado: 25/03/2024 18h12, última modificação: 25/03/2024 18h12
Mazukyevicz e Ivana.jpeg
Mazukyevicz.jpeg
Ivana.jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, realiza nesta quarta-feira (27) o II Seminário do Sistema Prisional da Paraíba – Teoria e Prática do Policiamento Penal. O evento acontece das 8h30 às 14h no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, bairro de Jaguaribe. Após a abertura do seminário, pelo secretário João Alves de Albuquerque, tem início o ciclo de cinco painéis.

A política estadual de educação em serviços penais - O seminário constará de cinco painéis, sendo o painel I sobre Formação policial – a política estadual de educação em serviços penais: avanços e perspectivas, que terá como expositor Mazukevicz Ramon Silva, diretor da Escola de Gestão Penitenciária.

Mazukyevicz comenta sobre sua fala: o tema da minha fala é a política estadual de educação em serviços penais. Eu vou tratar sobre os avanços, desafios e perspectivas da formação e capacitação da Polícia Penal no nosso Estado e nas interfaces dessa política, com a política nacional de educação de serviços penais, com destaque para a participação da Paraíba na construção do documento final que criou a Política Nacional de Educação de Serviços Penais”.

E complementa: “vou tratar ainda sobre os avanços que a Escola Penitenciária da Paraíba vem desenvolvendo no âmbito do nosso Estado, no que diz respeito à profissionalização dos serviços penais de capacitação, como, por exemplo, seleção de instrutores através de edital, aprovação do regimento interno, padronização dos fluxos administrativos e acadêmicos, criação de dispositivos de segurança para a certificação, transparência através da publicação de todos os atos referentes às ações educacionais no boletim interno da EGEPEN, e a respeito da nova sede da Escola Penitenciária”.

Identidade Profissional - Ainda no painel I a policial penal Ivana Leite Ribeiro aborda o tema: Identidade Profissional. “O tema identidade profissional, aborda a importância do engajamento dos policiais penais para o desempenho profissional, pois esses profissionais enfrentam muitos desafios pelas variadas demandas oriundas do cumprimento da execução penal. Desconstruir estereótipos que afastam a sociedade da Polícia Penal é um dos aspectos mais importantes para que possamos superar abismos e ter o reconhecimento que esperamos”

Ivana Ribeiro conclui afirmando que: “A partir disso, trago reflexões sobre o perfil profissional adequado e a importância de nos conscientizarmos do nosso papel dentro do sistema de segurança pública, através de uma identidade profissional para a mais nova polícia do Brasil, legalista, garantidora e com a missão mais difícil, de reintegrar à sociedade pessoas que em algum momento da vida entraram em conflito com a lei”.

Na abertura dos trabalhos, o secretário João Alves fará o lançamento da versão digital do livro “Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba”, coletânea escrita por 34 autoras, sendo 16 mulheres policiais penais. A obra, com 312 páginas, tem como organizadores os policiais penais Josélio Carneiro e Mazukevicz Ramon Silva, e a assistente social Cizia Romeu.

_______

Ascom/Seap por Josélio Carneiro de Araújo