Notícias
Paraíba participa do 1º Encontro Regional de Educação em Prisões do Nordeste e reforça compromisso com a cidadania e o Plano Pena Justa
A Paraíba marcou presença de forma ativa e qualificada no 1º Encontro Regional de Educação em Prisões do Nordeste, realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro, em Salvador (BA). O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais ;(SENAPPEN), reuniu representantes dos nove estados nordestinos para fortalecer as políticas de educação em prisões e avançar nas metas do Plano Pena Justa, iniciativa do Governo Federal que orienta ações estruturantes de cidadania, educação e reintegração social em todo o país.
O Secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves, destacou que a participação da delegação paraibana reafirma o compromisso do Estado com uma política penitenciária moderna, humanizada e centrada na garantia de direitos: “A Paraíba tem atuado com firmeza na consolidação de uma política de cidadania dentro do sistema prisional. A presença da nossa equipe neste encontro representa a continuidade de um trabalho responsável, alinhado às metas estratégicas do Plano Pena Justa, com foco na ampliação do acesso à educação, na qualificação das estruturas e na promoção de uma política penitenciária que transforma realidades”.
Durante o evento, a delegação da Paraíba participou de oficinas técnicas, reuniões de alinhamento e debates sobre EJA nas unidades prisionais, educação bilíngue para migrantes, educação étnico-racial, cultura e esporte como instrumentos de reinserção social. As ações fortalecem a cooperação entre os estados e ampliam a capacidade de articulação regional em torno da educação como eixo estruturante da ressocialização.
O gerente Executivo de Ressocialização da Paraíba, João Rosas, enfatizou a atuação qualificada da equipe paraibana e o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido pelo Estado: “A Paraíba cumpriu toda a agenda institucional com excelência, entregando um trabalho de muita qualidade à SENAPPEN. Apresentamos dados, estratégias e perspectivas alinhadas ao Plano Pena Justa, demonstrando maturidade técnica e compromisso com a política de educação nas prisões. Nosso objetivo é universalizar o acesso à educação, qualificar as estruturas e ampliar a cidadania por meio da reintegração social pela educação”.
“Como gerente operacional de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade na Paraíba, reconheço que encontros como este representam uma verdadeira soma de aprendizados, construções e partilhas. A troca de experiências entre os estados nordestinos reforça a força da nossa região e evidencia a maestria, a competência e a riqueza dos roteiros pedagógicos apresentados”, declarou Eliane Aquino.
Ainda de segundo a educadora Eliane Aquino, cada diálogo, cada exposição e cada prática compartilhada demonstram que “estamos avançando juntos, alinhados por um propósito comum: garantir uma educação digna, inclusiva e transformadora para todas as pessoas privadas de liberdade. Levo comigo não apenas conhecimento, mas inspiração e o compromisso renovado de fortalecer, na Paraíba, políticas educacionais que ampliem oportunidades e reafirmem a educação como direito e caminho de ressocialização”.
A gerente executiva de Educação de Jovens e Adultos da SEE-PB, Edilma da Costa Freire, também participou ativamente do encontro.
Samaia Belo, coordenadora de Educação, Cultura, Esporte da Seap-PB destaca que "estar no Encontro Nordeste em Salvador-BA é uma oportunidade incrível de compartilhar experiências e construir estratégias em conjunto com os demais pontos focais da Educação em Prisões do Nordeste. Juntos, podemos fortalecer a educação prisional da região, implementando ações estratégicas e operacionais do Plano Pena Justa”. Samaia complementa que, com essa experiência, retorna à Paraíba mais fortalecida e comprometida, pronta para contribuir para a melhoria da educação prisional no estado e fazer muito mais pela reabilitação e ressocialização das pessoas privadas de liberdade”.
A participação no encontro fortalece as ações estaduais voltadas à profissionalização, escolarização e autonomia das pessoas privadas de liberdade, consolidando a Paraíba como referência regional em políticas de ressocialização e garantindo avanços concretos no enfrentamento das desigualdades dentro do sistema prisional.
_______
Ascom/Seap-PB
Fotos: acervo Gerência de Ressocialização da Seap e Gerência de Educação em Prisões, da SEE