Operação Cangalha na Paraíba

WhatsApp Image 2021-11-12 at 16.36.14.jpeg
WhatsApp Image 2021-11-12 at 16.36.13 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-11-12 at 16.36.15.jpeg

Chega ao final, após dois meses de ações, a Operação Cangalha. Operação deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) com o intuito de combater ao crime organizado em todos os estados do Nordeste, obtendo um saldo positivo na Paraíba.

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap) juntamente com a Secretaria de Segurança Pública desenvolveu diversas ações integradas com as forças de segurança do Estado, Polícia Penal, Civil e Militar.

As ações preventivas aconteceram dentro das unidades prisionais: Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1 e PB2) - João Pessoa; Penitenciária de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão - João Pessoa; Penitenciária Regional Padrão de Campina Grande; Penitenciária Padrão Romero Nóbrega – Patos/PB; Penitenciária Padrão de Catolé do Rocha; Penitenciária Padrão de Cajazeiras.

O saldo final foi positivo. Materiais como celulares, carregadores, objetos cortantes, drogas e outros dispositivos foram encontrados e apreendidos de dentro de algumas das celas. Foram realizadas transferências de presos que possuem influência no tráfico de drogas da região, cumprindo o principal objetivo de desarticular organizações criminosas.

"O resultado positivo da operação demonstra a eficiência do sistema de monitoramento eletrônico com detectores de metais, scanner corporal, investimentos em tecnologia e em recursos humanos, com capacitação contínua dos policiais penais preparados e compromissados com a gestão do Governo do Estado no sistema prisional", afirmou o secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, ao avaliar que a operação é estratégica e oportuna e que a Seap apoia a ação envolvendo todas as forças de segurança sob o comando da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

Na Paraíba, a intervenção envolveu a Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (Gesipe), Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica Penitenciária (Gisop), Centro de Operações Penitenciária (Copen), Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe), Força Tática Penitenciária (FTpen), com suporte do Pelotão de Choque da Polícia Militar.