No Dia da Educação reeducando conclui curso superior em Gestão Ambiental na modalidade EAD

publicado: 28/04/2023 18h26, última modificação: 28/04/2023 18h26
WhatsApp Image 2023-04-28 at 17.00.01.jpeg
WhatsApp Image 2023-04-28 at 17.00.00.jpeg

As políticas públicas do Governo da Paraíba destinadas à reinserção social de pessoas privadas de liberdade quebram barreiras diuturnamente. O reeducando R.V.C.M., que cumpre pena no Presídio Valentina Figueiredo, concluiu hoje, 28 de abril de 2023, dia em que se comemora no Brasil o Dia da Educação, o curso superior em Gestão Ambiental, sendo o primeiro recluso do Sistema Prisional Paraibano a concluir o curso superior na modalidade E.A.D no cumprimento de sua pena.

O secretário da Administração Penitenciária, João Alves Albuquerque, revela: “São resultados como este e tantos outros, que atestam o acerto do Governo João Azevêdo nas políticas públicas voltadas às pessoas em privação de liberdade. Nossas prisões estão em um processo significativo de ressocialização, as relações estão mais humanizadas, há um engajamento de professores, policiais penais e demais profissionais na missão de ajudar a transformar a vida daqueles que querem recomeçar o convívio social e alcançar espaços no mercado de trabalho”, pontuou o gestor.

João Alves acrescenta ainda que os professores, têm sido fundamentais na reeducação, alfabetizando pessoas em privação de liberdade, capacitando-as para o ENEM PPL, o ENCCEJA PPL; contribuindo para que reeducandos conquistem vagas em instituições públicas e privadas através do Sisu e do Prouni, respectivamente. É importante ressaltar que, as ações voltadas para a educação desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), através da Gerência Executiva de Ressocialização, vêm apresentando números positivos no Estado da Paraíba.

Segundo o diretor da unidade Valentina Figueiredo, Jefter Paredes, “além da conclusão do curso superior pelo reeducando supracitado, essas ações têm motivado outros reclusos no intuito de buscar conhecimentos e concluírem também suas graduações, entre os cursos ofertados na modalidade E.A.D.
O reeducando R.V.C.M declarou: “Quero enfatizar a importância da Educação no ambiente prisional. O mercado de trabalho é dinâmico, então tenho essa consciência e aproveito a oportunidade que essa unidade prisional oferece para poder me atualizar por meio da educação. Quero agradecer ao diretor Jefter e a diretora Simone pelo grande esforço e empenho em manter a regularidade das aulas. Então dedico essa minha nova graduação acadêmica a minha esposa, filhos, meus pais, e também em especial, aos diretores desta unidade prisional. Darei continuidade em outra nova formação, bem como também à publicação de um livro. Esses são os meus próximos projetos”.