Mulheres que fazem acontecer: livro destaca atuação feminina no Sistema Penitenciário da Paraíba

publicado: 20/05/2024 13h13, última modificação: 20/05/2024 13h13
livro destaca atuação feminina no Sistema Penitenciário da Paraíba13.jpeg
livro destaca atuação feminina no Sistema Penitenciário da Paraíba14.jpeg
livro destaca atuação feminina no Sistema Penitenciário da Paraíba15.jpeg

Com apoio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB), o livro “Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba” será lançado, nesta terça-feira (21), no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em João Pessoa. A obra, com 312 páginas, é uma coletânea de artigos científicos e relatos de experiência de 33 mulheres, sendo 16 policiais penais e 17 profissionais da Educação, da Saúde, do Direito e da Comunicação, que trabalham na Seap-PB.

O livro é inédito no Sistema Prisional Brasileiro por reunir dezenas de autoras. O secretário da Seap, João Alves, participa da obra e destaca: “Parabenizo todas as autoras desta obra, pela iniciativa. Em sintonia com os homens policiais penais e demais profissionais, as mulheres têm somado com os saberes e a ternura do toque feminino. Obrigado a todas que constroem páginas da evolução de uma das secretarias mais antigas do Governo da Paraíba”.

O Quinteto de Cordas do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes – Prima, se apresenta no evento. O Quinteto é formado por Mirna Hipólito, Joyce Katilly, Joyce Santana, Mayara Brito e Elma Virgínia. O Prima é um programa do Governo da Paraíba por meio das Secretarias da Cultura e da Educação.

No prefácio da coletânea, a coordenadora Jurídica da Seap-PB, Nayhara Andrade, escreve: “A sensibilidade de tal iniciativa mostra a idiossincrasia, as dificuldades, os obstáculos e por que não dizer, as dores e as feridas que estas mulheres carregam ao desbravar espaços que ainda, predominantemente, são coordenados por homens, como também, evidencia a discriminação e preconceito sofrido por defenderem seu lugar e buscarem ascensão profissional. Isto posto, desejo aos leitores que tais textos possam abrir espaços para questionamentos e reflexões críticas sobre a matéria. Boa leitura”.

De acordo com a diretora do Presídio Feminino de Patos, Alessandra Malaquias, “A participação nessa coletânea composta por estudos, relatos e experiências no Sistema Prisional da Paraíba, sob a ótica feminina, cada uma contribuindo com seus saberes e vivências, traz um sentimento de orgulho e gratidão, principalmente por estar ladeada de mulheres fortes e incríveis, que quebram barreiras e não se intimidam com o ambiente de trabalho, muitas vezes hostil, sem desprezar suas crenças e valores”.

Duas professoras autoras do livro conquistaram, em 2023, o Prêmio Mestre da Educação, conferido pelo Governo do Estado. “Ao receber o convite para participar, senti-me honrada em contribuir, representando com orgulho a Cadeia de Pombal. Agradeço também ao secretário João Alves de Albuquerque pelo apoio generoso, que reconhece e valoriza o papel das mulheres no sistema penal, fomentando uma cultura de apoio para aqueles que buscam reconstruir as suas vidas”, declara a professora Joselia Ferreira, idealizadora do projeto “O outro lado da moeda, premiado com o Mestres da Educação em 2023.

O primeiro capítulo do livro é composto por textos de 16 policiais penais. O capítulo III da obra é escrito por sete educadoras. No capítulo IV são seis as profissionais da Saúde.

A obra, impressa na editora Letras e Versos, do Rio de Janeiro, é o 12º livro idealizado e editado pelo jornalista e policial penal Josélio Carneiro e todo o processo se deu em oito meses. A capa e diagramação são do designer gráfico da Empresa Paraibana de Comunicação – EPC – Naudimilson Ricarte.