Março Verde – Campanha de Conscientização em Saúde Visual tem Ação Social na cadeia Feminina de Cajazeiras

publicado: 19/03/2024 07h01, última modificação: 19/03/2024 07h05
Saúde da Visão_cadeia feminina de Cajazeiras.jpg
Saúde da Visão_cadeia feminina de Cajazeiras1.jpg
Saúde da Visão_cadeia feminina de Cajazeiras2.jpg
Saúde da Visão_cadeia feminina de Cajazeiras3.jpg
Saúde da Visão_cadeia feminina de Cajazeiras4.jpg
Saúde da Visão_cadeia feminina de Cajazeiras7.jpg
Saúde da Visão_cadeia feminina de Cajazeiras8.jpg
Saúde da Visão_cadeia feminina de Cajazeiras9.jpg

No mês de Março o Brasil celebra o “Março Verde”, Campanha de Conscientização em Saúde Visual, realizada pela Confederação de Óptica e Optometria (CBOO) e entidades estaduais filiadas. A Campanha é marcada por reforçar à população a importância da saúde visual, e o optometrista como profissional da visão tem um importante papel na luta contra cegueira evitável no Brasil e no Mundo.

O secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves de Albuquerque, parabeniza a iniciativa e agradece a todos profissionais e entidades envolvidas. “Estamos sempre incentivando ações sociais que contribuem com o bem estar dos reeducandos no processo de ressocialização”, pontuou.

E em comemoração ao mês das mulheres, a Campanha Março Verde foi marcada com uma Ação social na Cadeia Feminina de Cajazeiras/PB. A atividade recebeu várias ações neste mês, mas o dia 16 de março de 2024 foi um dia muito esperado pelas reeducandas, dia de exames de vista promovido pelos profissionais optometristas da cidade de Cajazeiras e Sousa no sertão da Paraíba, em uma parceria entre SINDOCOP/PB e OAB Cajazeiras.

Um dia diferente marcado por descontração em uma roda de conversa sobre acolhimento, saúde com todos os profissionais envolvidos: optometristas Gilderlane Mariano, Gilliane Mariano, Cristiano Almeida, Cristino Vasconcelos e Rafael Tavares, Estudante de Medicina Vinicius Costa Figueredo, Acadêmica em Enfermagem Aline Nunes, Assistente Social Maria Simone Figueiredo, Ópticas Moraes representado pelo CEO Luiz Candido, onde puderam dividir um pouco das histórias de cada uma.

“Foi um dia incrível” “Obrigada por estarem aqui” “Estou Feliz”, frases ditas de agradecimento e por um dia tão especial. A pptometria é uma área da saúde primaria responsável pela saúde visual e tem um papel muito importante e relevante para a população, visto que ela é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a optometria como parte essencial na prevenção da cegueira evitável e promoção de saúde da população.

Março verde é uma campanha muito importante para a optometria, afinal é o mês de Conscientização em Saúde Visual, mês do optometrista, mês das mulheres. Um mês muito especial para promover uma ação tão importante à mulheres que carecem de atenção, respeito e ressocialização.

Os profissionais envolvidos agradeceram o acolhimento e o olhar solidário da direção da Cadeia Feminina de Cajazeiras na pessoa de Paloma Correia Lima (Diretora) em receber de braços abertos as equipes nessa Campanha que foi marcante e inesquecível. Gratidão também a Óptica Moraes pela doação de todos os óculos, a todos os profissionais envolvidos na parceria do Sindocop e OAB Cajazeiras.

Março Verde - Campanha de Conscientização em Saúde Visual - Tem Açao beneficente em Parceria com Sindocop/PB e OAB de Cajazeiras, Optometristas realizam exames de vista na Cadeia Feminina de Cajazeiras e tem doação de óculos pela rede de Ópticas Moraes.

Ascom/Seap-PB

Fotos: Paloma Correia Lima