Notícias

Mais de 500 policiais penais participam de cursos de qualificação profissional

publicado: 26/05/2022 15h41, última modificação: 26/05/2022 15h41
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
espingarda.jpg
praia.jpg
treino.jpg
aula em sala.jpg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) segue investindo em qualificação profissional com a oferta de cursos de capacitação aos policiais penais. Atualmente estão sendo ministrados o Curso de Operações Especiais da Polícia Penal (1º COEPP) e o Nivelamento Operacional Padrão (NOP II).

         “Para que a disciplina e a segurança nas nossas unidades prisionais sejam permanentes o governo do estado investe continuamente na valorização dos policiais penais, homens e mulheres que no dia-a-dia mantém o sistema prisional em funcionamento regular e a disciplina, a segurança intramuros são essenciais também para a realização das ações de reinserção social de pessoas privadas de liberdade. Essas pessoas,  reeducandos (as), são beneficiadas com atividades educacionais que incluem cursos profissionalizantes e oferta de trabalho, além da assistência básica de saúde dos reeducandos”, pontuou o secretário João Alves de Albuquerque.

Com 800 horas/aula o Curso de Operações Especiais da Polícia Penal (COEPP) avança com suas aulas teóricas e práticas. As disciplinas ministradas por instrutores da Polícia Militar da Paraíba são: Habilidades Individuais Básicas; Atendimento Pré Hospitalar; Defesa Pessoal Aplicada; Atividade Física; Escolta e Intervenção Prisional; Gerenciamento de Crises; Armamento, Munição e Tiro; Segurança e Proteção de Autoridades; Alternativas Táticas; Explosivos; Atividade de Inteligência; Planejamento e Condução das Operações Especiais da Polícia Penal; Oficinas de Vivenciamento.

As aulas começaram no dia 2 de maio, serão cerca de 90 dias de formação. Participam 22 alunos. As instruções estão ocorrendo nas dependências do Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba e se estendem a algumas regiões do estado com aulas práticas na Caatinga, por exemplo. Além de exames médicos os inscritos passaram por testes de aptidão física com flexão na barra fixa; corrida rasa; corrida de fundo; abdominal supra; natação; e arrasto.

         NOP II – De acordo com o secretário executivo, João Paulo Barros, O Governo da Paraíba através da Secretaria de Administração Penitenciária tem investido no seu maior patrimônio que são as pessoas, nesse caso dando continuidade ao processo formação e qualificação continuada de seus servidores através do NOP II (Nivelamento Operacional Padrão).

No curso Nivelamento Operacional Padrão de acordo com o Gerente da GESIPE, Ronaldo Porfírio, estão inscritos mais de 500 policiais penais. A formação, promovida pela Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE) é ministrada pela Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN-PB).  As modalidades do NOP II são EAD e presencial com carga horária de 120h. Os instrutores são policiais penais do próprio Sistema Penitenciário da Paraíba.

Na capacitação os policiais penais têm aulas com pistola TH.40, espingarda calibre 12, SMT.40, fuzil.556, bastão PR24 (tonfa), além das aulas sobre escolta prisional, retenção e contra-retenção, abordagem policial, algemas, imobilizações táticas, gerenciamento de crises, segurança orgânica, atividade administrativa, atividade de inteligência penal, planejamento estratégico, e Sistema COPEN.

A Formação que tem a finalidade de ampliar conhecimentos sobretudo na atividade operacional dos policiais penais no dia a dia, culminando com mais segurança e melhor serviço prestado à sociedade paraibana.

registrado em: ,