I Seminário de Gestão Penitenciária

Pacificação e Integração em Segurança Pública na Área Prisional

O Seminário tem como objetivo promover o debate sobre Gestão Pública na área Prisional numa perspectiva de Segurança Pública, pautado na valorização do privado de liberdade, configurando-se assim como uma oportunidade de debater a Política da Administração Penitenciária no Estado da Paraíba.

PÚBLICO REFERENCIAL

Diretores das Unidades Prisionais, Gerentes e Agentes Públicos na Área de Segurança.

OBJETIVOS

• Oportunizar aos Funcionários do Sistema Prisional Paraibano o debate sobre a Gestão Pública na área Prisional como forma de fortalecer a Contenção Qualificada dos Privados de Liberdade viabilizando o processo de Ressocialização.
  • Contribuir na formação dos Gestores na área de segurança na perspectiva de consolidar a importância do papel do Estado como Guardiã dos privados de liberdade.

PROGRAMAÇÃO

Local: Auditório do Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto, Av. João Machado, s/n, Jaguaribe, João Pessoa/PB.
Dia 29 de Novembro de 2013

Turno – Manhã
8h00 – Credenciamento
8h30 – Abertura e composição da mesa. Apresentação Cultural

9h00 às 12h00 - Painel I GESTÃO PENITENCIÁRIA: PACIFICAÇÃO E INTEGRAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA NA ÁREA PRISIONAL

Coordenador da Mesa: Wallber Virgolino da Silva Ferreira -
Secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba.

Palestrante: José Mariano Benincá Beltrame – Delegado da Policia Federal – Secretário de Estado da Segurança Pública do Rio de Janeiro.

Debatedores:

• Dr. Romero José de Melo Ribeiro – Secretário Executivo de Ressocialização do Estado de Pernambuco;
  • Dr. Cláudio Coelho Lima – Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social;

• Profº Harrison Targino – Advogado e Professor da UEPB e UNIPÊ.

11h00 – Debate
12h00 – Almoço

Turno – Tarde

14h00 às 16h00 - Painel II - RESSOCIALIZAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Coordenador da Mesa:  Zioelma Maia – Gerente Executiva de Ressocialização.

Palestrante:  Dr. Luciano Mariz Maia – Procurador Federal

• Valdiree Daufemback – Ouvidora do DEPEN/MJ
  • Profº Dr. Ariosvaldo Silva Dias – UFPB
  • Profº Dr. Nelson Gomes Junior – UFPB

16h00 às 18h00 – Painel III – SISTEMA PENITENCIÁRIO PARAIBANO: DESAFIO E PERSPECTIVA

Coordenador da Mesa: Gabriela Freitas de Siqueira – Ouvidora da SEAP.

Palestrante: Arnaldo Sobrinho – Gerente da GESIPE

Debatedores:

• Dr. Carlos Neves da Franca Neto – Juiz da Vara de Execução Penal de João Pessoa/Pb

• Dr. Fernando Brasilino Leite – Juiz da Vara de Execução Penal de Campina Grande.

18h00 – Encerramento

COMISSÃO ORGANIZADORA