Notícias
Governo publica livro autoral de mulher privada de liberdade na Paraíba
O Governo da Paraíba lançou no final da tarde deste sábado (4), no 35º Salão do Artesanato Paraibano, o livro Catarse Literária, de autoria da reeducanda Marina Oliveira.
A obra é a materialização de que ressocializar pessoas é possível e o governador João Azevêdo prestigiou o lançamento do livro que é prosa poética.
O vice-governador Lucas Ribeiro, a primeira-dama do estado, Ana Maria Lins, o secretário da Administração Penitenciária, João Alves Albuquerque e diversas personalidades participaram da solenidade.
O governador João Azevêdo declarou o trabalho do Governo é feito por todas as pessoas que compõem a equipe, e que “cabe a nós, às vezes tomar a decisão, encaminhar, autorizar, fazer com que aquilo seja resgatado. Fazer a diferença na vida das pessoas alegra a qualquer um. Eu na condição de governador, celebrando uma festa como esta, o lançamento do livro de alguém que está privado de liberdade, gente, isto tem um alcance que as pessoas nem imaginam como isto muda e pode ser referência para outras pessoas que na unidade prisional. Governo é pra isso, é para olhar para todo mundo e eu fico muito feliz em ter coroado o salão com uma ação como esta”.
O secretário João Alves, afirmou que a fala de Marina emocionou a todos e destacou o empenho das pessoas que fazem o sistema prisional. “O Governo João Azevêdo tem determinado que ressocialização é prioridade, que educação no sistema prisional é prioridade e nós temos a satisfação de cumprir até porque sabemos senhor governador que a ressocialização custa menos que manter as pessoas no cárcere, então a política determinada por Vossa Excelência será seguida e aprimorada sempre, temos vários projetos na área de reinserção social em andamento. No que depender de mim enquanto secretário estarei sempre procurando melhorar o sistema prisional da Paraíba, horando as determinações de Vossa Excelência”.
A reeducanda e autora do livro Cartase Literária, Marina Oliveira de Vasconcelos, 32 anos, emocionada, expressou sua gratidão ao governador João Azevêdo, à primeira-dama Ana Lins, ao secretário João Alves, e a tantas outras pessoas, pelo impacto positivo em sua vida. Por fim, declarou: “Esse é o Governo que muda vidas, que transforma, que ressocializa, esse é o Governo que fecha a porta do preconceito e abre a porta da ressocialização”.
A diretora da penitenciária Júlia Maranhão, Cinthya Almeida, declarou que o dia de hoje é marcante na história da ressocialização realizada pela Secretaria da Administração Penitenciária. “De alguma forma essa direção, essa gestão, esse governo pôde impactar de forma positiva a vida de Marina e a vida de todos os seus familiares”.
A jornalista Naná Garcez, diretora-geral da Empresa Paraibana de Comunicação – EPC- assina o texto na contracapa da obra. O editor Alexandre Macedo, da Editora A União, comenta sobre o livro nas orelhas e a jornalista Jailma Santos, da imprensa da Seap, entrevistou a autora, organizou o livro e escreveu o prefácio de Catarse Literária.