Notícias

Governo oferta segundo curso de Nivelamento Operacional Padrão a policiais penais

publicado: 08/11/2021 15h39, última modificação: 08/11/2021 15h39
WhatsApp Image 2021-11-08 at 12.23.14 (1).jpeg

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e por meio da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE), iniciou no dia 1º de novembro o curso Nivelamento Operacional Padrão II – 2021. Cada policial penal inscrito recebeu por e-mail o link de acesso à sala de aula, enviado pela Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN-PB).

De acordo com o Gerente da GESIPE, Ronaldo Porfírio, estão inscritos mais de 500 policiais penais. A formação, promovida Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE) é ministrada pela Escola de Gestão Penitenciária da curso é ministrado pela EGEPEN-PB. As modalidades do NOP II serão EAD e presencial com carga horária de 120h. Os instrutores são policiais penais do próprio Sistema Penitenciário da Paraíba.

Na capacitação os policiais penais terão aulas com pistola TH.40, espingarda calibre 12, SMT.40, fuzil.556, bastão PR24 (tonfa), além das aulas sobre escolta prisional, retenção e contra-retenção, abordagem policial, algemas, imobilizações táticas, gerenciamento de crises, segurança orgânica, atividade administrativa, atividade de inteligência penal, planejamento estratégico, e Sistema COPEN.

O secretário Sérgio Fonseca destaca a oportuna oferta de capacitação profissional aos policiais penais: "O Governo João Azevêdo segue investindo na valorização dos servidores. Aos valorosos policiais penais - homens e mulheres - compromissados (as) com a evolução em curso do Sistema Penitenciário Paraibano, desejamos que todos tenham êxito no curso”.

A Formação que tem a finalidade de ampliar conhecimentos sobretudo na atividade operacional dos policiais penais no dia a dia, culminando com mais segurança e melhor serviço prestado à sociedade paraibana. Sobretudo nos últimos três anos o governo tem investido em recursos humanos, o maior patrimônio da Seap. Qualificação profissional, o PCCR implantado pelo governador João Azevêdo, aquisição de armamentos, equipamentos e viaturas, têm resultado em índices mais eficientes no sistema prisional e o planejamento estratégico da Secretaria é a ferramenta que impulsiona esses avanços essenciais”, declarou o coronel Sérgio.

De acordo com o secretário executivo, João Paulo Barros, O Governo da Paraíba através da Secretaria de Administração Penitenciária tem investido no seu maior patrimônio que são as pessoas, nesse caso dando continuidade ao processo formação e qualificação continuada de seus servidores através do NOP II (Nivelamento Operacional Padrão).

“É de fundamental importância esse processo contínuo de qualificação para cada vez mais prestarmos um serviço de excelência à sociedade paraibana, como também garantirmos a segurança devida durante a execução dos procedimentos operacionais realizados na rotina dos policiais penais. O processo de aprendizado e aperfeiçoamento não é finito, sempre há algo a aprender ou aperfeiçoar, sobretudo no segmento profissional".

 

Josélio Carneiro / Ascom