Notícias

Governo da Paraíba através da Seap/EGEPEN oferta curso de Sobrevivência Policial para policiais penais

publicado: 16/05/2023 09h48, última modificação: 16/05/2023 09h50
1 | 2
2 | 2
curso em soledade.jpeg
aula prática.jpeg

O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) vai ofertar o curso de Sobrevivência Policial nos polos de Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira e João Pessoa. A capacitação tem carga horária de 40h/a, na modalidade presencial, ministrado pela Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN/PB). O secretário João Alves recomenda que policiais penais se inscrevam, participem dessa e de outras capacitações, o que traz mais conhecimento e prática operacional.

A portaria nº 33/GS/SEAP/2023, assinada pelo secretário João Alves de Albuquerque, foi publicada no Boletim Interno, edição de 12 de maio. A portaria designa como instrutores na forma de serviço voluntário, os policiais penais Filipe Alan da Silva Souza, Cícero Rivanildo dos Santos, e Willamylton José Nunes Maia Santos, todos devidamente credenciados por meio do edital 001/2023/SEAP/GAB/EGEPEN.

Estão designados como monitores, também na forma de serviço voluntário, os policiais penais Heronildo Carlos Mota da Silva Santos e Diego Freire de Lima Albuquerque Ramos. A portaria assinada pelo secretário João Alves também designa como gestores do curso os policiais penais Mazukyevicz Ramon Santos do Nascimento Silva, José Ferreira Nunes Neto e Alexon Adler Abrantes de Albuquerque.

Os gestores de polo são os policiais penais Lenieferson Sucupira Meira Filho (polo Campina Grande), Leandro Batista da Silva (Campina Grande), Tales Alves de Almeida (Cajazeiras), Auceny Gonçalves Beserra (Guarabira) e Chrystiano Costa Lins dos Santos (polo João Pessoa).

O objetivo do curso é promover a capacitação do Policial Penal com habilidades específicas para a sobrevivência urbana, adotando técnicas, táticas e protocolos a fim de melhorar sua capacidade de prever, evitar, minimizar e resolver situações onde sua vida possa estar em risco durante sua atividade no trabalho e principalmente nos dias de folga. Para cada polo estão disponibilizadas 30 vagas, sendo cinco vagas para instituições coirmãs. A inscrição ocorre exclusivamente através do link: http://bit.ly/3M6HPHj, entre os dias 12 e 24 de maio. A cacitação será realizada das 7h às 18h.

CRONOGRAMA

Campina Grande: nos dias 07, 08, 14 e 15 de junho/2023;
Cajazeiras: nos dias 05, 06, 12 de 13 de julho/2023;
Guarabira: nos dias 01, 02, 08 e 09 de agosto/2023;
João Pessoa: nos dias 05, 06, 12 e 13 de setembro/2023.

De acordo com o diretor da EGEPEN/PB, Mazukyevicz Ramon Santos do Nascimento Silva "Esse curso foi incluído no Plano de Desenvolvimento de Recursos da Seap para que o policial penal possa aprender técnicas de autodefesa para situações em que se encontre em risco especialmente fora de serviço. A determinação do secretário dr. João alves é que os cursos oferecidos seja ofertados também no interior do Estado, mostrando que a Secretaria de Administração Penitenciária da Paraiba possui uma visão sistêmica e estratégica para a valorização dos seus operacionais".

O resultado das inscrições e/ou relação de matriculados será divulgado no dia 02 de junho, através do site (https://www.egepen.pb.gov.br/) e/ou Instagram (@egepen_pb) e posteriormente ratificado no Boletim Interno SEAP.

Recomendamos que os alunos se apresentem no curso da seguinte forma:
• Calça tática ou jeans;
• Camisa da Polícia Penal PB;
• Camisa UV de manga longa;
• Camisa de manga curta ou Polo;
• Pistola;
• 02 carregadores;
• Coldre velado rígido (kydex, polímero ou plástico);
• Cinto BDU (optativo);
• Porta carregador velado de pistola (optativo);
• Lanterna tática (de mão com acionamento traseiro);
• Óculos de proteção;
• Bonnie Hat militar ou Boné (optativo).

 

Josélio Carneiro / Ascom-Seap

Fotos: Arquivo Ascom