Gerência e Técnicos do Escritório Social da PB, participam do Encontro Regional da Política Nacional de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional, etapa NE

publicado: 16/05/2024 11h03, última modificação: 16/05/2024 11h03
Escritório Social marca presença na etapa Nordeste  da SENAPPEN nas políticas para reeducandas e egressas6.jpg
Escritório Social marca presença na etapa Nordeste  da SENAPPEN nas políticas para reeducandas e egressas5.jpg
Escritório Social marca presença na etapa Nordeste  da SENAPPEN nas políticas para reeducandas e egressas.jpg
Escritório Social marca presença na etapa Nordeste  da SENAPPEN nas políticas para reeducandas e egressas1.jpg
Escritório Social marca presença na etapa Nordeste  da SENAPPEN nas políticas para reeducandas e egressas4.jpg
Escritório Social marca presença na etapa Nordeste  da SENAPPEN nas políticas para reeducandas e egressas3.jpg

Aconteceu na manhã da terça-feira,14, com início às 9h, no auditório do anexo da Câmara Municipal de João Pessoa, situado à Rua das Trincheiras, a etapa Nordeste do Encontro Regional da Política Nacional de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional, com o objetivo de promover o diálogo e o intercâmbio de conhecimento relativo às ações voltadas às mulheres custodiadas e egressas, e o Escritório Social esteve presente.

O gerente do Escritório Social, Ringson Toledo, avaliou a formação como algo muito importante para a compreensão da realidade e da construção coletiva de políticas públicas voltadas ao contexto do encarceramento feminino. “Como o próprio documentário sugere: “olha pra elas”, é nesse sentido de voltarmos o olhar para esse campo de atuação, com legitimidade, na busca de melhoramentos da vida da mulher no cárcere”, enfatizou Ringson.

O evento é coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas Públicas (SENAPPEN), que convocou as representações dos nove estados do Nordeste. Em João Pessoa, várias autoridades no assunto: o Secretário de Administração Penitenciária João Alves, Secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, A Policial Penal e Coordenadora da e atenção às mulheres e grupos de vulnerabilidade social da Secretaria Nacional de Policiais Penais- Senapen, Raissa Araújo, a equipe da Gerência Executiva de Ressocialização da Seap-PB, Policiais Penais, dentre outros, participaram com interesse.

A programação contou com a exibição, aberta ao público, e o debate a respeito do documentário "Olha pra Elas", que tem direção de Tatiana Sager, roteiro de Renato Dornelles, e busca conectar o universo feminino ao encarceramento. Além do documentário, foi aberta uma rodada de conversa sobre o tema e, durante toda semana o encontro continuará com oficinas de elaboração, implementação e avaliação de Planos Estaduais e o compartilhamento de boas práticas por parte dos estados. As oficinas serão realizadas no auditório da Fundação Casa de José Américo, na orla de Cabo Branco.

_______

Juvinete de Lourdes/Comunicação do Escritório Social