Notícias
Fórum Brasileiro de Segurança Pública disponibiliza consulta aos profissionais da área em todo o país
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública iniciou mais uma ampla escuta entre os profissionais da Segurança Pública. Nesta edição, o objetivo é ouvi-los diretamente sobre alguns dos principais temas do debate público atual.
Os blocos são sobre direitos, democracia, conservadorismo, autoritarismo e relação com Judiciário e MP. É importante esclarecer que a técnica adotada faz uso de perguntas com forte conotação valorativa para que os respondentes concordem e/ou discordem, na ideia de investigarmos a existência de uma escala psicométrica, que é um recurso estatístico utilizado pela Psicologia Social.
Não existem perguntas neutras e essa é uma característica da técnica utilizada. A proposta é captar níveis de concordância ou discordância que aproximam ou distanciam grupos sociais no debate e, com isso, conhecer mais sobre as ideias que estão circulando em uma sociedade. Assim, não há certo ou errado e as respostas serão tratadas estatisticamente todas juntas na análise da existência de padrões de percepções e opiniões. Todas as respostas são anônimas.
O link para preenchimento exclusivo por parte dos profissionais da segurança pública é o https://pesquisafbsp.limequery.com/976895?lang=pt-BR. Pedimos sua ajuda para que o maior número de profissionais tenha acesso ao formulário e possa, se assim quiser, responder. A pesquisa estará em campo até o dia 20/08.
Para quem quiser conhecer mais sobre a técnica, recomendamos um manual clássico de pesquisa de campo: BABBIE, Earl - Métodos de Pesquisa de Survey, capítulo 8 (Construção de índices e escalas). Ed UFMG
Também é importante informar que, com pequenos ajustes para excluir perguntas específicas à atividade policial e de segurança pública, um questionário similar será aplicado, em uma parceria com a RAPS, para uma amostra estatisticamente representativa da população adulta como um todo na próxima semana. Desse modo, iremos garantir uma visão ampla sobre os temas investigados e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para que os profissionais da área possam dizer o que pensam.
Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e peço sua ajuda para mais este projeto do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Fonte: Equipe Técnica
Fórum Brasileiro de Segurança Pública