Notícias

Arte de reeducandos da Seap estão no 37° Salão do Artesanato Paraibano

publicado: 29/12/2023 18h04, última modificação: 30/12/2023 06h39
WhatsApp Image 2023-12-29 at 17.47.51.jpeg

Foi apresentada à imprensa na manhã desta sexta-feira 29 de dezembro a mostra da mega estrutura que irá comportar o 37° Salão do Artesanato Paraibano.

Com cerca de 5 mil metros quadrados de área coberta e climatizada no coração da beira-mar de João Pessoa, ao lado do cartão postal que é o Hotel Tambaú, local estratégico para a visitação tanto do turista quanto do público paraibano e pessoense.

A Secretária da Administração Penitenciária - Seap, mais uma vez terá participação garantida.

O estande da Seap reunirá trabalhos de artesanato de ressocializandos de todo o estado da Paraíba, e o maior incentivador deste trabalho realizado por reeducandos tem sido o Governo do Estado, garantindo todos os anos espaço para a Seap expor seus trabalhos.

A Coordenadora Estadual do Artesanato Paraibano, Marielza Rodriguez Targino de Araújo, disse que os trabalhos dos artesãos reeducandos da Seap é sucesso em todos os espaços expostos, como no Ferreira Costa, na loja do museu: "A gente sempre vende o carro-chefe, o Castelo de Bonecas, as bonecas sempre são muito bem-vindas no salão e os clientes já cobram da gente as bonequinhas do Castelo de Bonecas e todas as outras, todos os outros tipos de produtos que tem no estado inteiro. A cestaria, a madeira, os trançados, o tenerife, que são feitos com alguns ressocializandos.
Também estarão presentes no salão, os telescópios fabricados pelos ressocializandos da Cadeia Pública de Esperança, vencedores no Prêmio LED da Rede Globo.
Então, estamos aqui, hoje começando a montagem desta decoração, deste cenário, para que o turista seja acolhido aqui no espaço da melhor forma possível."

Todas as tipologias, de Cabedelo à Cajazeiras, todas as regiões, arranjos produtivos irão estar à mostra para um público previsto de 100 mil pessoas nos 24 dias de eventos, gerando a comercialização de de produtos artesanais que implicarão na geração de renda de cerca de três milhões de reais.


O TEMA DO 37° SALÃO será "Quilombo a flor da pele", escolhido pelo governador João Azevedo em parceria com a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, objetivando repetir o sucesso que foi a homenagem aos Povos Indígenas em Janeiro de 2023.

Para Marielza Rodriguez, a homenagem aos Povos Quilombolas da Paraíba é justa e merecida, por ser um artesanato de resistência que mantém viva a cultura e a tradição do artesanato paraibano, passadas de pai para filho.

Seis Quilombos serão homenageados.

O público poderá mergulhar no universo quilombola, levando do Salão muita informação.

As Comunidades Quilombolas fazem parte da experiência do roteiro turístico do Estado da Paraíba, e a intenção é tirar do anonimato este roteiro e despertar a vontade do turista que visita o estado de conhecer cada vez mais esta cultura.

 

A abertura do Salão ao público geral acontecerá no dia 12.01.2024.