Notícias

Escritório Social, sede João Pessoa, realiza o II Encontro de Formação para Mulheres Egressas do Sistema Prisional da Paraíba em 2024

publicado: 22/08/2024 20h59, última modificação: 22/08/2024 20h59
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
Escritório Social_II Encontro de Formação para Mulheres Egressas do Sistema Prisional da Paraíba em 2024_1.jpg
Escritório Social_II Encontro de Formação para Mulheres Egressas do Sistema Prisional da Paraíba em 2024_2.jpg
II Encontro de Formação para Mulheres Egressas do Sistema Prisional da Paraíba em 2024_3.jpg
II Encontro de Formação para Mulheres Egressas do Sistema Prisional da Paraíba em 2024_4.jpg
II Encontro de Formação para Mulheres Egressas do Sistema Prisional da Paraíba em 2024_5.jpg

O II Encontro do Curso de Direitos Humanos para mulheres Egressas do Sistema Penitenciário da Paraíba foi realizado na terça-feira (20) na sede do Escritório Social da Paraíba. Tema abordado: “Gênero, Violência de Gênero e Lei Maria da Penha”. Ministrado por professoras do Lapsus-UFPB com a participação da Equipe Técnica Multiprofissional do Escritório Social.

O Curso faz parte do Projeto Mulheres e Prisões: Cooperação técnica junto à Defensoria Pública do Estado da Paraíba, coordenado pelos professores Nelson Gomes Junior, Renata Garcia e Rebecka Tannuss.

O Encontro de Formação teve sua abertura com exercícios e dinâmica musical que levou as mulheres presentes a um clima de alegria e atenção as técnicas formativas aplicadas e motivou ao aprendizado de forma a criar uma perspectiva descontraída, de fácil absorção do ensinamento. Seguido de rodas de partilhas com tira-dúvidas e a observância das informações importantes para serem aplicadas no dia a dia das reeducandas.

Coordenado pela professora doutora Gilmara Medeiros, essa Formação faz parte de um bloco com quatro encontros, o primeiro aconteceu no mês de julho laranja e teve boa receptividade, com retorno positivo; segundo aconteceu hoje, no agosto Lilás; os próximos em setembro amarelo, mas com a formação direcionada para o trabalho e suas leis; fechando a formação em outubro azul, cada um com temas pertinentes as abordagens formativas e informativas para conhecimentos e melhoramentos dos direitos psicossociais das mulheres egressas do Sistema prisional. A professora Gilmara reforçou que “é muito importante debater a Lei Maria da Penha e a violência de gênero. A educação é uma ferramenta potente para prevenir e erradicar a violência contra as mulheres.”

O Gerente do Escritório Social, Ringson Toledo, falou da satisfação desses encontros sabendo que só agrega valores aos trabalhos e parcerias do Escritório Social com o Lapsus-UFPB, entendendo que há um pensamento uníssono a respeitos dos cuidados e da atenção as pessoas egressas, especialmente as mulheres.

_______

Ascom Seap/PB com Juvinete de Lourdes-Ascom/Escritório Social