Notícias
Escritório Social da Paraíba participa de lançamento da Cartilha produzida pelo LAPSUS na UFPB
A Cartilha intitulada “Direitos Humanos e Redes de Apoio: Mulheres Egressas do Sistema Prisional”, já previamente lançada na sede de João Pessoa do Escritório Social da Paraíba, na quinta-feira (20), foi lançada também no auditório da Central de Aulas na UFPB. A Cartilha foi elaborada por uma equipe do Lapsus, que além de pesquisar sobre as mulheres do cárcere, passou por uma fase de conhecimento do Escritório Social com o objetivo de entender o processo de construção dessa rede de apoio e informações que foram dadas para o aprofundamento dos direitos para as mulheres egressas do sistema prisional.
A parceria do Lapsus com o Escritório Social também proporcionou a oportunidade da aplicação de um círculo de oficinas com as mulheres egressas do sistema prisional em João Pessoa, que aconteceu na sede do Escritório Social e oportunizou a compreensão das principais demandas e dúvidas a respeitos dos direitos, ao que foi possível formular a cartilha.
A professora Gilmara Medeiros falou dos detalhes de construção da cartilha com todas as informações possíveis.
Marileide Pinto, egressa do cárcere, deu seu depoimento sobre sua história de vida na prisão, os impactos causados à família, amigos. Ela, filha única, mãe de 5 filhos, passou por um episódio trágico e superou com o apoio de sua família e do Escritório Social.
A Gerente do Escritório Social, Anna Paula Batista (Doutora em sociologia), falou da emoção de voltar a Universidade não como aluna, o que lhe trouxe saudades, mas agora como gerente de um equipamento de rede de apoio a pessoas egressas do Sistema Prisional da Paraíba e contribuindo para a melhoria daqueles e daquelas que o buscam nessas condições.
Logo após as falas sobre esse momento, foi aberto para o público.
A mesa foi composta pela Gerente do Escritório Social, Anna Paula Batista (Doutora em Sociologia), a Professora Dra. Gilmara Medeiros, a Coordenadora do Lapsus Professora Dra. Renata Garcia e Marileide Pinto Costa, enquanto sociedade civil.
_______
Ascom-Seap/PB com Escritório Social da Paraíba