Notícias

Desembargador Joás, supervisor do GMF, realiza visita ao presídio PB1

publicado: 05/05/2022 17h21, última modificação: 05/05/2022 17h23
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
capa.jpg
Supervisor_GMF_Des_Joas_de_Brito_faz_visita_ao_Presidio_PB_1_05_05_2022_18.jpg
Supervisor_GMF_Des_Joas_de_Brito_faz_visita_ao_Presidio_PB_1_05_05_2022_143.jpg
Supervisor_GMF_Des_Joas_de_Brito_faz_visita_ao_Presidio_PB_1_05_05_2022_10.jpg

Supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), do Tribunal de Justiça da Paraíba, o Desembargador Joás de Brito Pereira Filho fez uma visita na manhã desta quinta-feira (5) a Penitenciária de Segurança Máxima Dr. Romeu Gonçalves Abrantes (PB1), localizada em João Pessoa. Ele estava acompanhado do juiz Carlos Neves da Franca Neto (Vara de Execução Penal de João Pessoa) e da magistrada Andrea Arcoverde Cavalcanti Vaz (juíza Auxiliar da VEP de João Pessoa). Na ocasião, os magistrados foram recebidos pelo secretário da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque, e pela direção da unidade prisional.

Na visita, o desembargador conheceu os diversos setores do presídio como as salas dos juízes, dos advogados e da defensoria, além do corredor da saúde, composto dos serviços de odontologia, psicologia, farmácia, ambulatório e serviço social. "Uma visita que me impressionou pela organização, pelo cuidado que a direção do presídio está tendo com os presos e uma forma de verificarmos a situação. Eu sou o supervisor do GMF, que é o responsável justamente do monitoramento e fiscalização dos presídios. Tive a grata surpresa de ver a organização em todos os setores. Está funcionando como deve funcionar, para ressocializar o preso", avaliou.

Joás considerou importante a visita para ver de perto a situação dos presídios e assim ter um olhar mais humanizado para a situação do preso. "Quando ficamos nos gabinetes a gente não conhece a realidade e muitas vezes teríamos uma análise diferente de um processo. Quando você tem uma visão real da coisa, como funciona, aí você pode decidir com mais tranquilidade e com mais humanidade", afirmou.

O juiz Carlos Neves da Franca Neto disse que a visita foi importante para conhecer a estrutura do PB1. "É importante que o Judiciário participe com instruções e uma das funções do GMF é justamente contribuir com as políticas públicas dentro do sistema penitenciário e isso traz uma visualização necessária para que a gente possa então tratar desse tema com mais efetividade". Ele elogiou a estrutura do presídio. "Ainda continua sendo a melhor penitenciária em estrutura no Estado da Paraíba", ressaltou.

A juíza Andrea Arcoverde Cavalcanti Vaz avaliou como positiva a visita feita pelo desembargador Joás. “Ele veio conhecer a unidade e conhecer nossa realidade e nossas dificuldades, sempre para buscar soluções em parceria com o Poder Executivo e Poder Judiciário para termos resultados positivos para o sistema Penitenciário”, destacou.

A magistrada, que teve a oportunidade de conversar com alguns presos, informou que já vem acompanhando há bastante tempo a situação da Penitenciária PB1. "Estamos com estrutura boa, organizada, tanto a parte administrativa como de segurança. Também temos o controle dos benefícios vencidos dos apenados dessa penitenciária. Está tudo em dia. A unidade em funcionamento regular".

O secretário da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque, disse que a visita dos magistrados teve por objetivo acompanhar e verificar como está sendo o trabalho desenvolvido nas unidades prisionais, principalmente com relação às condições e ao tratamento que é dado às pessoas privadas de liberdade.

Por Lenilson Guedes/TJPB
Fotos: Ednaldo Araújo/TJPB

registrado em: