Notícias

Aumenta número de reeducandos inscritos no Encceja e Enem

publicado: 18/10/2019 07h33, última modificação: 18/10/2019 07h33

Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) registrou aumento do número de pessoas privadas de liberdade inscritas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - População Privada de Liberdade (Encceja-PPL). Em 2019, o registro é de 1.092 inscritos em 60 estabelecimentos prisionais. Se comparado ao ano de 2017, com 906 inscritos, o percentual de crescimento, neste ano de 2019, foi de 20,5%.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, avalia que o aumento no número de inscritos é resultado do compromisso do Governo do Estado com a política de reintegração social implementada no âmbito do sistema penitenciário. A unidade que mais teve reeducandos inscritos foi a Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, em João Pessoa, com 54 inscrições, um acréscimo de 60% em relação ao ano passado.

De acordo com a gerente executiva de Ressocialização da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Ziza Maia, o número no ano de 2018 no Encceja-PPL foi de 951 inscritos.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos teve início no ano de 2013, o qual constitui-se em um exame para aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Esse exame foi aplicado nas unidades prisionais nos anos de 2013 e 2014 e tinha como objetivo a certificação no ensino fundamental. Houve um intervalo entre 2015 e 2016, não sendo aplicado em todo o sistema penitenciário brasileiro. No ano de 2017, o Encceja voltou a ser aplicado para População Privada de Liberdade no interior das unidades prisionais, e passou a certificar nos níveis fundamental e médio.

Este ano, as provas do Encceja foram aplicadas através do consorcio CAED contratado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos dias 8 e 9 de outubro. No dia 8 de outubro, as provas para o ensino fundamental foram: Ciências Naturais, História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, além de Matemática. No dia 9 foram aplicadas as provas para o ensino médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologia, além das de Redação e Matemática.

ENEM - Os reeducandos das unidades prisionais do estado este ano também iniciam a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Seap contabiliza 698 inscritos, um aumento de 55,8%, em comparação aos 448 inscritos no ano de 2017. Em 2018 o Enem teve 503 inscritos. As provas do Exame serão aplicadas em 57 unidades prisionais e ocorrerão nos dias 10 e 11 de dezembro.