Arcebispo da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson, Realiza Missa no Presídio Sílvio Porto

publicado: 17/08/2023 16h36, última modificação: 17/08/2023 16h36
WhatsApp Image 2023-08-17 at 10.07.02.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-17 at 10.05.50.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-17 at 10.08.25 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-17 at 10.08.25.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-17 at 10.08.05.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-17 at 10.07.27.jpeg

O secretário executivo da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária - Seap, João Paulo Barros; a juíza auxiliar da Vara de Execuções Penais da Comarca de João Pessoa, Andréa Arcoverde; subdefensor público-geral  do estado, Ricardo Barros; o gerente executivo do sistema penitenciário (Gesipe), Ronaldo Porfírio; o Conselho da Comunidade; a Pastoral Carcerária Católica; diretores de diversas unidades prisionais, demais autoridades presentes e ressocializandos participaram na tarde de ontem, quarta-feira (16), de uma missa no Presídio Sílvio Porto, realizada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

A missa foi uma celebração ao dia dos pais ocorrido nesse último domingo (13) e alusão ao dia do presidiário - 13 de agosto.

Durante o sermão Dom Frei Manoel Delson disse que ser pai é algo divino e que devemos render graças pelo dom da paternidade. Um dos pontos de destaque em sua fala foi ao dizer que "todos nós erramos, não existe ninguém perfeito", mas que todos temos a capacidade de nos corrigir e que quando nos corrigimos vamos crescendo e amadurecendo diante dos desafios. Nesse contexto lembrou que a lei divina ao contrário da do homem não tem limite para o perdão e que a salvação é estendida a todos sem discriminação, ressaltando a importância de se buscar a reintegração na sociedade e de manter viva a esperança de reconstruir a própria vida e história.

A Dra. Andrea Arcoverde, juíza auxiliar da Vara de Execuções Penais, reconheceu o momento como histórico para a Penitenciária, elogiou o coral Vozes da Liberdade composto por reeducandos da unidade e ao maestro Sérgio Serrano Paiva, professor à frente do projeto e aproveitou para convidar em público o arcebispo para celebrar em breve o casamento de 50 ressocializandos com suas mulheres.

O secretário executivo da Seap, João Paulo Barros, teceu comentários de agradecimentos em ao arcebispo, ao judiciário do estado e os policiais penais presentes, coordenadores e diretores e enfatizou: "A nossa missão principal é não só a execução da pena e suas dificuldades, mas a principal é a reintegração social, mudando mentes, pois só se consegue aprisionar o corpo, mas a alma e a mente estão livres e para Deus não há barreiras".

Na ocasião o gerente do Sistema Penitenciário, Ronaldo Porfírio, destacou a importância de se criar ferramentas, espaços de integração nos demais presídios. Falou também das dificuldades enfrentadas pelos familiares, salientando que a religião traz leveza aos corações e almas, tornando o ambiente prisional mais digno.

O policial penal, Gilberto Pereira, diretor da unidade prisional enfatizou: “o trabalho que realizo aqui no presídio é apenas uma parte de uma grande obra que vem sendo desenvolvida pela Seap".

Em clima de emoção, todos os participantes do evento foram unânimes em considerar o dia histórico para o sistema prisional. A Seap e parceiros seguem na importante missão de não só apenas ser tutora, mas de cumprir com as diretrizes da lei de execução penal que trata do direito do reeducando no cárcere e sua reintegração social.