Agentes penitenciários e reeducandos conquistam primeiras colocações em concurso de redação da Defensoria Pública da União

publicado: 21/11/2019 12h45, última modificação: 22/11/2019 11h44
redacao-1024x682.jpeg
breno.jpg
jose claudio.jpg

Agentes penitenciários e reeducandos se destacaram no Concurso de Redação realizado pela Defensoria Pública da União – DPU, nas categorias de reeducandos e servidor, a nível de Paraíba.  O tema desta 5ª edição do concurso de redação foi “Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”.

A Defensoria Pública da União (DPU) realiza o concurso direcionado para alunos de ensino fundamental e médio, incluindo educação de Jovens e Adultos (EJA), adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas e adultos em privação de liberdade em instituições estaduais, desde que devidamente matriculados em escola da rede pública de ensino ou de ensino técnico do país, assim também para todos os internos das penitenciárias federais e servidores do sistema penitenciário. Em todo o país foram julgadas 16.260 redações, sendo 13.621 de pessoas privadas de liberdade.

A nível de Paraíba cinco participantes ficaram entre os três primeiros colocados, sendo  em 1º lugar  na categoria servidor o agente penitenciário Breno Cavalcanti Cunha, lotado na Penitenciária Feminina Júlia Maranhão, da Capital, categoria VI (servidores do sistema socioeducativo e do sistema penitenciário, inclusive o federal).

Breno é Policial Penal de Carreira, 1°  Diretor da EEEFM GRACILIANO RAMOS (Escola voltada para o Ensino de jovens e adultos no contesto prisional criada em exclusivamente para atender as unidades prisionais de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cruz de Espírito Santo e Sapé.

E o 2º lugar nesta categoria servidor, foi conquistado pelo também Agente Penitenciário, agora Policial Penal,  da Penitenciária João Bosco Carneiro, da cidade de Guarabira, José Cláudio Pereira Elias, o da foto com farda de agente. Os parabéns de todos que fazem a Seap a esses dois valorosos profissionais, além de operacionais, campeões em redação.

Na categoria I, em 3º lugar na Paraíba ficou F.S.O., reeducando do Presídio Regional Vicente Claudino Pontes, de Guarabira. Conquistaram o 1º e o 3º lugar na categoria IV, os reeducandos A.S.G. e V.C.C.S. ambos da Penitenciária João Bosco Carneiro, unidade também de Guarabira.

Confira as categorias:

I – Categoria- Redação I: alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA – do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;

II – Categoria-Redação II: alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, na modalidade Regular e Ensino Técnico e alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA seriado – do 1º ao 3º ano do Ensino Médio;

III – Categoria-Redação III: alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, em cumprimento de medida sócio educativa de internação;

IV – Categoria- Redação IV: alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano do EJA – Educação de Jovens e Adultos, em situação de privação de liberdade no Sistema Prisional Brasileiro.

V – Categoria-Redação V: pessoas em situação de privação de liberdade, em cumprimento de pena, junto ao Sistema Penitenciário Federal do país;

VI – Categoria-Redação VI: servidores do sistema sócio educativo e do sistema Penitenciário de todo o Brasil, inclusive do Sistema Penitenciário Federal;

VII – Categoria-Escola: estabelecimentos de ensino da rede pública que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização escolar, juntamente com a comunidade escolar local, em torno do tema do Concurso;

VIII – Categoria-Estabelecimento de Privação de Liberdade: estabelecimentos de privação de liberdade (presídio / cadeia estadual, unidade de internação do sistema sócio educativo, exceto presídios federais) que obtiverem o maior percentual de participação dos internos no Concurso de Redação.